Uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) afirmou à reportagem que pagou R$300 por óculos que deveria ser fornecido sem custo. O pagamento foi feito em fevereiro de 2025, via PIX, durante mutirão realizado pela prefeitura de Guarapuava. Não bastasse a cobrança, o óculos da sua irmã nunca chegou.
Irenice Penteado falou com a reportagem da Rádio Cultura e do CulturaNews.net e contou os detalhes. Inclusive, enviou a cópia do Pix que mostra o pagamento.
A consulta com o oftalmologista foi realizada pelo SUS em agosto de 2024. Em fevereiro deste ano ela foi chamada para acompanhar a irmã, que é uma pessoa com deficiência, para fazer a prova da armação.
“É melhor você conversar com aquela pessoa, que está fazendo a marcação, ela te faz um preço melhor, você paga uma diferença e pega uma lente melhor”, afirmou. “Fix o PIX na hora”, concluiu.
Segundo a prefeitura de Guarapuava, pelo contrato estabelecido com a empresa, “qualquer valor cobrado sem a autorização da prefeitura é irregular”. Em nota, o município pediu que os casos cheguem à gestão via Ouvidoria.
Irenice contou que o óculos nunca chegou. Mesmo tendo ocorrido duas entregas das encomendas realizadas em fevereiro, a irmã segue sem o assessório.
Prefeitura
A prefeitura mandou uma nota sobre o assunto. Via Secretaria de Saúde, o município afirmou que tomou conhecimento do fato e adotou medidas.
Nota:
A Secretaria já está ciente do caso e tomando as providências necessárias. A gente não concorda de forma alguma com qualquer cobrança indevida na entrega de óculos pelo SUS.
A empresa responsável já foi notificada oficialmente para explicar e resolver a situação, e deixamos claro que a entrega dos óculos, dentro do contrato vigente, não pode gerar custo extra para o paciente. Qualquer valor cobrado sem autorização da Prefeitura é irregular, e por isso orientamos que seja denunciado à Ouvidoria, como foi feito nesse caso. Estamos acompanhando de perto até que tudo seja resolvido.
Empresa
Nós ainda não conseguimos contato com a empresa e com a pessoa que recebeu o Pix, supostamente, em nome da empresa.
Aconteceu com você?
Quem eventualmente estiver na mesma situação, deve denunciar. A ouvidoria é o caminho.
Atendimento presencial da Ouvidoria:
Rua Brigadeiro Rocha, nº 2777 – Térreo – Centro – Paço Municipal.
Horário do atendimento presencial: 13:00h às 17:00h
Atendimento online:
Telefone:
156
(42) 3142-1970
(42) 9-8403-2134 – WhatsApp
E-mail: ouvidoria@guarapuava.pr.gov.br
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



