Ruas da região central de Guarapuava amanheceram, nesta quinta-feira (19), transformadas em uma verdadeira galeria a céu aberto. Foram 1.126 metros de tapetes confeccionados para a celebração de Corpus Christi, com a participação direta de 14 paróquias da cidade. A confecção dos tapetes começou ainda na madrugada, mobilizando centenas de fiéis em um trabalho coletivo de fé, arte e dedicação.
Cada trecho teve o envolvimento de uma paróquia e também do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) e Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC), que coloboraram com a montagem.

Foto: William Batista/ CulturaNews
Ao todo, o trajeto teve as seguintes contribuições:
Perpétuo Socorro (80 m)
Santos Anjos (80 m)
Instituto Histórico / ALAC (10 m)
Bom Jesus (70 m)
Dom Bosco (79 m)
Nossa Senhora de Fátima (91 m)
São Luiz Gonzaga (60 m)
Santuário Nossa Senhora Aparecida (70 m)
São Pedro e São Paulo (51 m)
Ucraniana (40 m)
Divino Espírito Santo (80 m)
Santa Cruz (91 m)
Santana (86 m)
Santa Terezinha (77 m)
Catedral Nossa Senhora de Belém (86 m)
Produção
A artesã Silvana Oliveira Becker explicou que o preparo começou há mais de 30 dias: “A gente vai até a fábrica, pede a serragem, pinta com xadrez e álcool, e vai produzindo. A cor mais forte é mais tinta, a mais fraca, menos tinta”, contou.

Foto: William Batista/ CulturaNews
Entre os voluntários estava Lucilene Moreira Carneiro, motorista, que chegou às 4h40 da manhã. “É uma bênção. Esse ano a gente fez a imagem de Dom Bosco. Jesus já ajudou também, não choveu e não fez frio.”
Já Lindolfo Eidan, conselheiro tutelar, reforçou o valor espiritual da ação: “Não é só o desenho, é a transformação do ser humano. A gente trabalha com os jovens pra que conheçam a Cristo e façam algo por Ele.”

Foto: William Batista/ CulturaNews
Missa
A celebração seguiu com missa no Parque Lacerda Werneck, onde um palco com altar foi montado. Em seguida, a procissão percorreu o trajeto preparado pelos fiéis.
Minutos antes da celebração, iniciada às 10h, o bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, destacou em entrevista à Rádio Cultura: “Hoje é muito importante para nós, católicos, porque é um momento solene de reverenciarmos, demonstrarmos devoção e, mais do que isso, amor e compromisso para com Jesus Eucarístico. A Eucaristia faz a Igreja, e a Igreja faz a Eucaristia.”

Foto: William Batista/ CulturaNews
Cobertura
A Rádio Cultura fez uma cobertura especial durante toda a manhã, no programa Cidade em Movimento. As reportagens foram conduzidas por Diácono Josemar e William Batista, com apoio técnico de Daniel Mikuska e Denis Santos, e apresentação de Magrão Martins.

Foto: Reprodução/ Instagram Rádio Cultura

Bastidores da equipe técnica da Rádio Cultura. Foto: Diácono Josemar
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



