A Diocese de Guarapuava comemora nesta quarta-feira, 58 anos de instalação. Em mensagem, o bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva pede que todos aqueles que fazem parte dessa igreja, reze de maneira especial por essa data: “hoje nossa querida Diocese de Guarapuava completa 58 anos de instalação. Peço uma prece para que todos nós, que fazemos parte desta Igreja particular consigamos corresponder à missão que o Senhor nos confiou.
Que Nossa Senhora de Belém, nossa padroeira, interceda por todos nós!”.
A história
A Diocese de Guarapuava foi criada em 16 de dezembro de 1965 pela Bula “CHRISTI Vices”, do Papa Paulo VI, desmembrada das dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo, foi instalada em 26 de junho de 1966. O primeiro Bispo Diocesano foi dom Frederico Helmel, SVD (1966 a 1986). O Segundo dom Albano Bortoletto Cavallin (1986 a 1992). No período de 1992 a 1995, Padre Cassiano Waldner assumiu a Diocese como administrador diocesano. O Bispo diocesano que tomou posse em 1995 foi dom Giovanni Zerbini, SDB.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
No ano 2000 assumiu como Bispo coadjutor Dom Antônio Wagner da Silva, SCJ. Em conformidade com o Código de Direito Canônico, Dom Giovanni Zerbini apresentou a sua renúncia em dezembro de 2002 e, em 02 de julho de 2003, assumiu o governo pastoral da diocese, dom Antônio Wagner da Silva, SCJ. Após aceitar o pedido de renúncia de Dom Antônio Wagner da Silva, por causa da idade (75 anos completados em 2019), o Papa Francisco nomeou dom Amilton Manoel da Silva, CP, até então bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, para assumir suas funções à frente da Diocese de Guarapuava. A posse de dom Amilton aconteceu em 18 de julho de 2020.
Fonte: com Diopuava.org.



