Duas unidades de saúde vão deixar de atender em horário estendido, em Guarapuava

Mudança começa a valer dia 1º de outubro. 

Foto: Arquivo Secom Prefeitura de Guarapuava.

19/09/2025 às 14:00

Compartilhe:

A Prefeitura de Guarapuava vai encerrar o atendimento em horário estendido, até 21 horas, em duas unidades básicas de saúde do município. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde. A mudança começa a valer dia 1º de outubro. 

Atualmente as Unidades Básicas de Saúde que funcionam em horário estendido são Morro Alto, Planalto, Vila Carli, Xarquinho II, Vila Bela e Bonsucesso.  No entanto, a partir do dia 1º de outubro, as unidades Vila Carli e Vila Bela deixaram de atender até as 9 horas da noite e vão fechar as portas 17h. 

Segundo a prefeitura, “desde janeiro de 2025 estão sendo conduzidos estudos para melhor estruturar as equipes, otimizar os recursos públicos e, principalmente, garantir um atendimento de maior qualidade e responsabilidade aos usuários”. Também informou que a mudança no horário estendido já havia sido mencionada na última prestação de contas.

A escolha das unidades que vão se manter no horário estendido, até às 21 horas, considerou “a maior distribuição dentro dos quadrantes e a organização territorial definida pela Secretaria de Saúde, de acordo com o mapa das Unidades Básicas de saúde”. 

A prefeitura ressaltou que todo o custeio dessa ampliação de horário é integralmente realizado pelo município. Para manter a unidade aberta, é preciso atender regras do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que determina equipes completas, com enfermeiros, técnicos, auxiliares e agentes comunitários de saúde.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!