Empresa inicia trabalho topográfico para elaboração de projeto de ampliação do aeroporto de Guarapuava

Equipes levantaram dados da pista e entorno para elaboração do projeto de ampliação. 

Foto: Secom Prefeitura de Guarapuava.

25/09/2025 às 10:04

Compartilhe:

Começou nesta quarta-feira (24/09) o trabalho de topografia na área do Aeroporto Regional Tancredo Thomas  de Farias, em Guarapuava. Essa é a primeira etapa de elaboração do projeto para ampliação da capacidade do aeródromo. O objetivo é levantar informações para projetar quais as melhorias serão necessárias e elaborar um projeto de engenharia detalhado. 

O serviço está sendo realizado pela empresa Orion Engenharia, que foi contratada por sindicatos e associações empresariais da cidade. Depois de pronto, o projeto será doado ao município que fará captação dos recursos para reforma. 

O empresário Hammer Schimidt, responsável pela coordenação dos trabalhos, explicou que nesta fase são levantadas informações. 

 “Precisamos de informações de geotecnia e geometria para compor o projeto da nova pista, identificar onde esse eixo vai ficar, quantos metros para a esquerda ou para a direita,  e qual é o movimento máximo que podemos realizar para a nova estrutura”.

O levantamento inclui o perfil do terreno, estendendo-se cerca de 500 a 600 metros após o eixo inicial, para definir as necessidades de aterro, deslocamento do eixo e configuração da pista. “Com esses dados, poderemos projetar a nova pista com mais precisão,” completou Hammer.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Agner, essa etapa deve durar cerca de 10 a 15 dias. “Com esses dados, ele deve entregar o projeto até o final de outubro, que é uma previsão baseada na previsão que temos hoje”.

Júlio destacou ainda que estão preparando a operação para alguns dias de fechamento do aeroporto, especialmente para a realização da sondagem da pista antiga e sua avaliação. Ele garantiu que, assim que esses trabalhos forem concluídos, o aeroporto será reaberto normalmente. 

Além do projeto da pista, a equipe também está avançando no projeto do pátio. 

Projeto 

O custo do projeto será de R$600 mil e será pago pela ACIG, FIEP, Sindicato Rural, SINDUSMADEIRA,CDL, SINDIREPA, SINDIMETAL e diversas empresas do setor privado.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!