Escritor autista fala sobre o livro que transforma sua história em poesia

Lançado na última sexta-feira (18), em Guarapuava, “Vastos Sons de um Coração Restrito” propõe uma escuta sensível sobre o mundo e o autismo.

Foto: William Batista/ CulturaNews

25/07/2025 às 12:30 - Atualizado em 25/07/2025 às 14:49

Compartilhe:

O palco foi o primeiro lugar onde ele se sentiu seguro no mundo. Aos cinco anos de idade, Joel Icassatti Duarte encontrou no teatro um espaço de acolhimento e expressão, uma descoberta que transformaria toda a sua trajetória pessoal e artística. Décadas depois, esse encontro com a arte se tornou também literatura.

Na última sexta-feira (18), o escritor, diretor e dramaturgo lançou em Guarapuava o livro Vastos Sons de um Coração Restrito. A obra, escrita por ele, portador de Transtorno Espectro Autista (TEA), reúne 100 poemas numerados e também textos curtos e reflexivos que o autor chama de “pensamentos-canção”. O livro propõe uma leitura sensível sobre o mundo e a vivência no espectro autista.

“Esse livro é a forma dele se expressar, dele se comunicar. Também uma forma dele conversar com ele mesmo e se entender como ser humano dentro do autismo dele”, contou Lis Maia, esposa de Joel, que também é atriz, cantora e produtora cultural. Ela acompanhou todo o processo de criação e produção.

Foto: William Batista/ CulturaNews

A publicação traz ilustrações do próprio autor e produzidas por ele mesmo, e uma apresentação assinada pelo Prof. Dr. Edson Santos Silva, da Unicentro. Ele define a obra como “um convite à escuta dos silêncios e dos múltiplos eus do poeta”.

Inspiração

Fruto de mais de 45 anos de vivência nos palcos e nas letras, Vastos Sons de um Coração Restrito nasceu de uma troca inusitada: um professor e orientador de Joel tinha o hábito de enviar poemas por mensagem todos os dias. Joel passou a responder com versos que ele mesmo escrevia. “Todos os dias chegava um poema, eu lia aquele poema, me inspirava e mandava um poema de volta”, contou. Depois de um ano, já eram mais de 250 textos, 100 deles foram escolhidos para entrar no livro.

Superação

A sensibilidade poética de Joel (que assina como J.R. Icassatti-Duarte), está ligada à sua própria forma de perceber o mundo. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista apenas na vida adulta, ele conta que passou boa parte da infância e juventude sem entender por que se sentia diferente. “Ainda assim, fui uma pessoa extremamente premiada em todas as áreas minhas de participação: como diretor de teatro, dramaturgo, atleta de esgrima… Eu acho que posso, de cadeira, dizer que não há limite para o lugar onde uma pessoa pode chegar.”

Foto: William Batista/ CulturaNews

Produção

O livro foi publicado com apoio da Política Nacional PNAB Aldir Blanc, por meio de recursos da Lei de Fomento. A realização foi do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Guarapuava, do Instituto Histórico e Geográfico (IHG), da ALAC (Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava) e da Editora Apprehendere.

“Eu fiz tudo que tem no livro: os textos, as ilustrações, a diagramação. Foi uma forma de reduzir custos”, disse Joel. A tiragem foi viabilizada com o recurso do edital. A publicação marca também o início de um novo ciclo criativo do autor, que vive em Guarapuava desde 2021.

A noite de lançamento foi realizada no Solar da Cultura e contou com sessão de autógrafos, leitura de poemas, microfone aberto e apresentações artísticas. “Joel é a prova viva de que não há limitações. Muito pelo contrário, ele faz tudo ao mesmo tempo. Direito, mestrado, livro, música… Eu até falo: ‘Meu amor, como você dá conta de tudo isso?’”, disse Lis Maia.

Mais do que um evento literário, a noite foi um momento de afeto, sensibilidade e resistência. “As pessoas que têm alguém na família com um transtorno, que olhem pra essa pessoa e vejam o quão brilhante ela é, o quão brilhante ela pode ser — e que deem o suporte devido. Tudo começa em casa.”

Como adquirir o livro

Os exemplares do livro Vastos Sons de um Coração Restrito podem ser adquiridos diretamente com o autor e com a esposa dele, pelos perfis no Instagram: @joelduartejr e @lismaia_oficial. Cada exemplar custa R$ 50.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!