Fábio Hernandes assume cadeira na Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava

Posse do Reitor da Unicentro correu durante sessão solene na noite desta sexta-feira (28/11).
01/12/2025 às 11:57

Compartilhe:

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Fábio Hernandes, foi diplomado como membro efetivo da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac) durante a Sessão Solene que marcou a posse da nova diretoria da instituição para o biênio 2025–2027, nesta sexta-feira (28). A cerimônia também celebrou a entrada de outros quatro novos acadêmicos e a entrega da Medalha Fortim Atalaia, em uma noite dedicada ao reconhecimento de trajetórias que contribuem e contribuíram para a história intelectual, cultural e científica do município.

Ao assumir a Cadeira nº 20, Fábio Hernandes sucede o professor Paulo Ernesto Siqueira Martins, arquiteto e docente amplamente reconhecido pela atuação na cidade e na Unicentro. A cadeira tem como patrono Belmiro Sebastião de Miranda, figura histórica cuja trajetória, da escravidão à liderança abolicionista, representa uma das narrativas mais potentes da memória guarapuavana.

Para o reitor, suceder Paulo Ernesto e ocupar uma cadeira fundada sobre um legado tão significativo é motivo de honra, mas também de grande responsabilidade. “É uma alegria muito grande representar a Unicentro e o ensino superior na Alac”, afirma. “Essa conquista não é só minha, ela surgiu da receptividade que tive quando cheguei à cidade, há mais de 25 anos. Guarapuava e a Unicentro representam tudo na minha trajetória profissional e acadêmica”.

Com sua formação em ciências exatas, Fábio conta que, quando foi indicado para compor a Academia, questionou o motivo de sua escolha. A resposta, no entanto, veio dos próprios membros da Alac. Para eles, a figura do reitor se vincula diretamente à relevância que a universidade adquiriu na vida cultural e científica da comunidade. “Eles disseram que eu fui eleito por representar a ciência em Guarapuava, a inovação, e todo o trabalho que a Unicentro tem realizado para o desenvolvimento regional”, relata.

História de valorização do conhecimento e da cultura locais

Fundada em 24 de novembro de 2001, a Alac completou recentemente 24 anos de atuação. De caráter civil e cultural, sem fins lucrativos, a Academia tem como missão cultivar e divulgar a literatura, as artes e as ciências, além de preservar a memória de seus patronos, fundadores e acadêmicos, participando ativamente de iniciativas voltadas ao desenvolvimento cultural da cidade. Ao longo de sua trajetória, se tornou referência na produção intelectual e no compromisso com a preservação da história de Guarapuava.

É nesse contexto de valorização da história e do conhecimento, que a chegada do reitor da Unicentro à Academia estreita ainda mais os laços entre a universidade e a comunidade. “A Alac promove muitos eventos que envolvem artistas, pesquisadores e diversos setores da sociedade. Acredito que minha atuação pode nos aproximar e fortalecer parcerias entre a comunidade guarapuavana e a Unicentro”, projeta Fábio.

Fábio também faz questão de ressaltar que sua trajetória profissional está integralmente ligada à cidade e à instituição. Segundo ele, foi em Guarapuava que iniciou sua carreira no ensino superior, desenvolveu os primeiros projetos de pesquisa, atuou em diferentes áreas da gestão acadêmica e se firmou enquanto pesquisador, gestor e líder institucional. Por isso, receber o convite para integrar a Alac simboliza, para ele, uma espécie de reconhecimento coletivo, que inclui sua família, seus colegas de trabalho e todos os setores da universidade que o acompanharam ao longo desses mais de 25 anos.
“Essa conquista representa união, trabalho e força. Recebo a indicação com muita felicidade, mas também com muita seriedade, porque representar a universidade em uma Academia de Letras, Artes e Ciências é uma responsabilidade muito grande”, Fábio Hernandes, reitor.

O novo acadêmico reforçou que assume a cadeira com humildade e com o compromisso de contribuir para a preservação e valorização da história regional. “Quero fazer o meu melhor representando a nossa universidade e a nossa comunidade junto à Alac. Estou à disposição para auxiliar no que for preciso para preservar a cultura, a arte e a ciência desenvolvidas em nossa cidade e região. Recebo essa indicação de coração aberto e com a firme disposição de contribuir com a história de Guarapuava”, finaliza.

Fonte: Assessoria Unicentro.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!