Duas festas tradicionais prometem movimentar o fim de semana, na região. Em Candói, a Festa do Charque começa nesta sexta-feira. Já em Guarapuava, no sábado à noite, haverá a Festa do Soquete.
Festa do Charque
Começará nesta sexta-feira, às 19h, no Parque do Lago, no centro de Candói. No local, já estão montados estandes de empresas, praça de alimentação, onde serão servidas comidas típicas feitas à base de charque. A programação tem ainda shows nacionais e regionais gratuitos, além de provas de ciclismo e rodeio de montaria.
Nesta sexta, sobe ao palco a dupla sertaneja Bruno e Barreto, às 22h. No sábado, o cantor gospel Talles Roberto é quem se apresenta. Na mesma noite, João Luis Corrêa também fará um show, sempre às dez da noite.
No domingo, quem sobe ao palco é Paulinho Mocelin. Altair e Alexandre se apresentam na segunda-feira, além da Banda Rainha Musical.
“A história da festa do Charque começa em 1998, quando Candói estava no começo do município, foi criada a ideia de fazer uma festa característica da região. A ideia é resgatar a cultura e os valores. Aqui era uma região do tropeirismo, aonde o pessoal subia do Rio Grande do Sul com gado, porco e ia até Sorocaba, São Paulo. Então a carne de charque por ser mais fácil o transporte, o preparo, era uma comida típica dos tropeiros. Então a festa tenta lembrar um pouco da cultura que vem dos antepassados da cidade”, conta Guilherme Araújo de Olivera, presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Candói (Aciercan), que organiza o evento.
Os shows são gratuitos. Na terça-feira, também gratuitamente, será distribuído um bolo gigante de 34 metros de largura em comemoração ao aniversário de 34 anos do município de Candói.
Festa do Soquete
Será neste sábado, a partir das 19h30, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava.
“A Festa do Soquete já é tradicional na cidade. Estamos comemorando 25 anos nesse dia 24 de agosto. É uma festa 100% filantrópica, organizada pelas seis lojas maçônicas de Guarapuava. O evento é para ajudar entidades da cidade”, explica o presidente da Festa, Eduardo Christ.
Neste ano, 15 entidades assistênciais serão beneficiadas com a renda obtida no evento. O repasse dos valores serão para dez grandes projetos e para cinco projetos menores.
Eduardo explica que mais de duas mil pessoas devem participar da Festa do Soquete nesse ano. “Convido o pessoal que não adquiriu ainda seu convite, que procure as entidades. As mesas são poucas, estão quase todas esgotadas. Mas se você procurar a entidade ainda com tempo é capaz de conseguir um ingresso”, diz.
“A gente já fala que R$ 150 é uma doação, porque você vai receber um alimento maravilhoso que é o soquete, preparado com muito tempero, acompanhamentos, a paçoca de pinhão que é deliciosa. Várias guarnições, saladas. Você recebe um prato, literalmente, de souvenir. Haverá também um show maravilhoso do “Santo Fole”, “Banda Origens”. São mais de dez horas de atrações musicais e um ambiente sensacional que vai encantar todo mundo”, finaliza.
As informações sobre os locais das entidades assistências beneficiadas pelo evento e que servem como ponto de venda dos ingressos, podem ser conferidas na página do instagram da Festa.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também