A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi palco, na última segunda-feira (28), do Seminário de Encerramento da 1ª Jornada de Formação de Professores da Educação Infantil, promovido por meio do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil, o Pro-LEEI.
Desenvolvido pelo Ministério da Educação e implementado no Paraná com apoio de universidades como a Unicentro, o programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como foco capacitar educadores para estimular a leitura e a linguagem oral de forma adequada às fases do desenvolvimento infantil.
No pátio da universidade, uma exposição chamou a atenção dos participantes: materiais pedagógicos criados pelas próprias professoras foram apresentados como ferramentas de apoio ao aprendizado das crianças. Um dos destaques foi uma maquete feita em EVA, com elementos da cultura local, e um projeto que contava lendas de Guarapuava, valorizando a identidade regional.
Ao longo do último ano, foram realizados 12 encontros de formação, de maio de 2024 até abril de 2025, com professores da rede municipal. A proposta da jornada foi qualificar práticas pedagógicas, respeitando o tempo da infância e evitando a antecipação forçada da alfabetização, ao invés disso, valorizando brincadeiras, interações e o uso da literatura infantil como porta de entrada para o universo das palavras.

Maquete da Catedral Nossa Senhora de Belém, feita em EVA por professoras da rede municipal, foi um dos destaques da exposição na Unicentro durante o encerramento da formação do Pro-LEEI. Foto: William Batista/ CulturaNews
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!


