Há menos de um mês do dia das eleições, o Fórum Eleitoral de Guarapuava está na fase de testar as urnas eletrônicas. O município tem 134 mil eleitores aptos a votar neste ano. Nessa semana ainda, começa o treinamento dos cerca de 1,7 mil mesários.
O Cultura News conversou com a chefe de cartório eleitoral da 43ª zona eleitoral de Guarapuava, Maria Cristina Vitorino Alves. Ela explicou como é realizada essa fase de teste das urnas. “Estamos fazendo a manutenção preventiva das urnas. Na outra semana será feita a carga e lacração, após a geração de mídias. A urna é um computador, a única diferença é que ela não é ligada à internet. A gente faz um teste como se fosse fazer a eleição mesmo e se der algum probleminha a gente abre um chamado para um técnico vir arrumar”, afirma.
Guarapuava terá nessas eleições municipais 87 locais de votação, incluindo os distritos da Palmeirinha, Guará, Guairacá e Colônia Vitória. São quatro candidatos à prefeito e 264 a vereador, conforme a chefe de cartório. “Chamar todos os eleitores, inclusive partidos e coligações, para participar da nossa carga de lacração. Como ela funciona? A gente vai dar carga colocando os eleitores e os candidatos na urna. Vamos lacrar e deixar tudo pronto para o dia seis. Devemos distribuir as urnas na quinta e na sexta que antecederão a eleição. Esse é um momento muito importante. Inclusive, a gente faz testes para verificar se realmente estão todos os candidatos, a gente força como se fosse uma votação. Seria muito importante que a população comparecesse. Será no período do dia 20 a 26 de setembro, no Fórum Eleitoral, das 8h às 18h”, explica.
Maria ainda ressalta: “Nesse momento, por ser eleição, o cadastro eleitoral fechou no dia 8 de maio. Então, os eleitores não conseguem regularizar a situação se tiver o título cancelado. Só em novembro depois das eleições. O que tem nos procurado bastante são as denúncias em relação a propagandas (irregulares). Estamos recebendo pelo aplicativo Pardal. Orientamos para que façam pelo aplicativo, que peguem uma prova, provavelmente uma foto, e é garantido o anonimato. Eleitores cancelados que não poderão votar nessa eleição, são em torno de 21.574 que estão com a situação irregular, ou porque não fizeram uma revisão biométrica ou porque deixou de votar nas últimas três eleições”, conclui.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também