Furtos em Guarapuava: 255 casos já foram registrados neste ano pela PM

O Centro é a região com mais ocorrências, seguido por Boqueirão e Santa Cruz. A Polícia Militar diz ter dificuldades devido à falta de efetivo e à soltura rápida de criminosos.

Foto: William Batista/ CulturaNews

13/03/2025 às 15:52 - Atualizado em 13/03/2025 às 15:52

Compartilhe:

Guarapuava tem enfrentado um alto número de furtos em 2025. Segundo dados da Polícia Militar, já foram registrados 255 furtos na cidade neste ano.

O Centro é a região onde houve mais casos, com 44 furtos, seguido pelo Boqueirão (21) e Santa Cruz (19). Entre os as regiões com menos ocorrências estão o distrito Palmeirinha (1), Cidade dos Lagos (2) e Vila Jordão (4).

Batel e a insegurança dos moradores

Nesta semana, a reportagem ouviu moradores do bairro Batel, que relataram preocupação com a frequência dos furtos nos últimos meses. O bairro registrou 13 ocorrências neste ano, mas pode haver um número maior de boletins registrados diretamente na Polícia Civil. Empresários e moradores destacam a dificuldade de conter a criminalidade, mesmo com investimentos em segurança.

O que diz a Polícia Militar

A Polícia Militar informou que tem atuado na prevenção e repressão aos furtos, mas ressaltou que os criminosos muitas vezes são presos e logo soltos, voltando a cometer os mesmos delitos. “Muitos de nossos policiais já expressaram suas angústias ao presenciarem vítimas chorando, tendo suas casas violadas e seus objetos levados por aqueles que já foram detidos, mas que conseguem retornar à liberdade constantemente”, destacou a corporação em nota.

Ainda segundo a PM, a falta de efetivo é um desafio para a cobertura de toda a cidade. “Realizamos patrulhamento ostensivo e preventivo, mas infelizmente não conseguimos estar em todos os locais ao mesmo tempo”, declarou.

A posição da Polícia Civil

A Polícia Civil, por sua vez, afirmou que investiga os furtos registrados e que o delegado responsável pelo setor dará mais detalhes sobre as investigações. A corporação reforçou a importância de as vítimas registrarem boletins de ocorrência para que as ações possam ser direcionadas com mais precisão.

Balanço da PM sobre furtos em Guarapuava, em 2025

Centro (44), Boqueirão (21), Santa Cruz (19), Industrial (18), Vila Bela (15), Morro Alto (15), Batel (13), Estados (12), Santa (9), Trianon (8), Bonsucesso (8), Distrito Entre Rios (8), Conradinho (8), Alto Cascavel (7), Alto da XV (7), São Cristóvão (6), Vila Carli (6), Imóvel Morro Alto (5), Jardim das Américas (5), Cascavel (5), Primavera (5), Distrito Guará (4), Vila Jordão (4), Cidade dos Lagos (2) e Distrito Palmeirinha (1).

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!