O Governo do Estado do Paraná voltou a prometer que vai construir uma nova delegacia em Guarapuava. Também prometeu um novo presídio, para desativar a Cadeia Pública instalada no Bairro Batel e uma nova sede para Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML).
Nenhuma destas obras é novidade. Todas elas já foram anunciadas em outros momentos, mas seguem no papel. Nesta quinta-feira (20/02), o secretário de estado de Segurança Pública, Hudson Teixeira, esteve em Guarapuava e afirmou que o Governo vai construir todas elas. Contudo, não ficaram claros os prazos e o detalhamento de qual a fase atual de cada projeto.
“O objetivo da Delegacia Cidadã é atender toda demanda, não só na questão criminal, como a identificação, pois o Instituto de Identificação será levado para lá. O padrão que está projetado é o 3, o melhor em tamanho”, disse o secretário.
Já existe um terreno doado pelo município ainda na gestão Cesar Fiho para fazer a instalação da obra. Fica em frente ao Fórum da Justiça Estadual, na Avenida Manoel Ribas.
Em determinado momento da entrevista o secretário de segurança afirmou que a obra deve ficar pronta até o final do ano que vem. Mas não ficou claro quando a licitação será lançada.
Além da delegacia cidadã, foi anunciado a intenção de construir uma nova sede da Polícia Científica no local onde atualmente está o Parque de Exposições Lacerda Werneck.
“A contrapartida do município são os terrenos em áreas nobres de Guarapuava”, disse o prefeito Denilson Baitala (PL). Ele detalhou que o terreno que será desmembrado e doado ao Estado fica nos fundos do Parque de Exposição.
Cadeia Pública
Sobre a cadeia pública, o secretário falou que existe o projeto e agora é preciso viabilizar a questão do terreno. A intenção é construir ao lado das Penitenciárias Industrial de Guarapuava (PIG) e de Guarapuava (PEG).
O plano de usar o espaço é antigo, vem desde a gestão do governador Beto Richa e do prefeito Cesar Filho. A prefeitura tentou viabilizar o terreno na época, mas problemas legais e a dificuldade para adaptar o projeto ao tamanho da área fizeram com que a obra não saísse do papel.
O que foi proposto nesta visita é que a prefeitura vai tentar viabilizar uma área de 20 mil metros quadrados e repassar ao estado.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



