Governo libera contratação de 99 unidades do Minha Casa, Minha Vida, em Guarapuava

Recursos são do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e serão subsidiados às famílias.

Casas serão construídas em terreno na Av. Aragão de Mattos Leão e já tem toda infraestrutura. Foto: Luis Emanuel Calixto.

24/06/2024 às 06:00 - Atualizado em 24/06/2024 às 09:02

Compartilhe:

O Governo Federal autorizou na última sexta-feira (21/06) a contratação de um empreendimento habitacional do Minha Casa, Minha Vida em Guarapuava. São 99 casas que serão construídas em terreno da Prefeitura e recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O público de beneficiários será o de famílias de baixa renda. 

Com a autorização publicada em Diário Oficial da União, a prefeitura pode contratar a empresa vencedora da Chamada Pública iniciada ainda em 2023.

O prazo para início das obras é de no máximo 60 dias e a entrega deve ocorrer em um ano e meio.

As moradias populares serão erguidas em terreno localizado na Avenida Aragão de Mattos Leão, no Bairro Jardim das Américas. O empreendimento será chamado de Vida Digna 2. No mesmo local já foram construídas 36 casas, entregues em 2022, mas com recursos próprios do município. 

Conforme o Ministério das Cidades, as casas se enquadram no âmbito da linha de atendimento de provisão subsidiada com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Nesta linha, são beneficiadas famílias com baixa renda. Elas não precisam pagar entrada e as parcelas, quando há, são extremamente baixas. Cabe ao município selecionar as famílias que serão beneficiadas. 

Déficit 

Em entrevista à Rádio Cultura, o diretor do Departamento Habitacional da Secretaria Municipal de Habitação, José Edilson Silvério, afirmou que atualmente são em torno de 4 mil famílias cadastradas para ter casas de programas habitacionais. Destas, 1700 são de extrema vulnerabilidade. 

Além das 99 casas, Silvério afirmou que o município trabalha para desapropriar uma grande área, nos fundos do Aeroporto, onde será possível construir mais de 1 unidades habitacionais.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!