Guarapuava e outras 172 cidades do Paraná confirmam participação na Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio, nesta terça (22/07)

Ato será realizado simultaneamente, em memória das vítimas de feminicídio e pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

Caminhada realizada no Parque do Lago realizada em 2024. Foto: William Batista/ CulturaNews

18/07/2025 às 15:16 - Atualizado em 18/07/2025 às 17:21

Compartilhe:

Nesta terça-feira (22), será realizada a 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia pelo Combate ao Feminicídio. Em Guarapuava, a mobilização ocorrerá a partir das 11h45, com concentração na esquina das ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro, no Centro.

A data tem um significado ainda mais forte para o município. Foi em 22 de julho de 2018 que a advogada guarapuavana Tatiane Spitzner foi vítima de feminicídio. Tatiane foi morta pelo marido, após ser jogada da sacada do apartamento onde moravam. A partir desse caso, a data foi escolhida para o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela lei 19.873/2019.

De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, a Caminhada do Meio-Dia é mais do que uma passeata: é um ato simbólico que é realizado no horário de maior movimento no Centro, para mostrar que a violência contra a mulher não será tolerada.

A ação é promovida em todo o Paraná pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e integra a campanha “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”.

Neste ano, 173 municípios paranaenses já confirmaram participação no ato simultâneo, superando os 103 registrados em 2024.

Em Guarapuava, a Prefeitura orienta que os participantes usem roupas brancas, como símbolo de paz e respeito à vida.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!