Guarapuava se prepara para o frio intenso com atendimento às pessoas em situação de rua

Semana será de frio intenso e geada em Guarapuava. Prefeitura organiza atendimento para pessoas em situação de rua e população pode ajudar.

Foto: William Batista/CulturaNews

27/05/2025 às 14:37 - Atualizado em 27/05/2025 às 15:35

Compartilhe:

Guarapuava terá um restante de semana gelado. A chegada de uma frente fria acompanhada por uma massa de ar polar já começa a derrubar as temperaturas no município a partir desta quarta-feira (28), com previsão de geadas para quinta, sexta e sábado. O Simepar alerta que os termômetros devem registrar mínimas de 3°C, 1°C e 4°C, respectivamente — com sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos moderados a fortes.

Ações emergenciais

Com a queda brusca nas temperaturas, a Prefeitura de Guarapuava anunciou medidas para atender pessoas em situação de rua durante as noites mais frias. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, cerca de 100 pessoas estão cadastradas como em situação de rua no município. O número foi informado à reportagem em abril.

Essas pessoas são acompanhadas por equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que funciona no Centro da cidade, atrás da Catedral. O local oferece lanches, banho, troca de roupas, atendimento social e apoio com documentação. Além disso, mantém parcerias com a Unicentro, por meio do projeto “Saúde nas Ruas”, com atendimento realizado por acadêmicos de medicina e, futuramente, de medicina veterinária, que também cuidarão dos animais de estimação dessas pessoas.

Onde buscar ajuda e como colaborar?

Durante os dias úteis, o CREAS atende das 8h às 17h30, na Rua Capitão Frederico Virmond, nº 2021 – Centro. Fora desse horário, o atendimento é assumido pelo Corpo de Bombeiros, com plantão noturno das 17h30 às 8h nos dias úteis e 24 horas nos finais de semana e feriados, na Rua Senador Pinheiro Machado, nº 1230 – Centro.

Um patrulhamento em revezamento será realizado nas noites mais frias para identificar e encaminhar pessoas em situação de rua ao atendimento necessário. O município conta ainda com o apoio de entidades parceiras, como o Albergue e o projeto Vidas por Vidas, que oferecem acolhimento temporário.

A população também pode ajudar. A Secretaria de Assistência Social disponibiliza canais diretos para comunicar casos de pessoas expostas ao frio e à chuva:

CREAS (segunda a sexta, das 8h às 17h30):
Telefone: (42) 3142-0566
WhatsApp: (42) 3142-0533

Corpo de Bombeiros (emergências fora do horário de atendimento do CREAS):
Telefone: 193

Nos casos em que a pessoa recusa acolhimento, as equipes fazem a distribuição de cobertores e roupas, além de orientarem sobre os riscos da exposição ao frio e à umidade, como a hipotermia.

Nem todos estão em situação de rua

A Prefeitura lembra que nem todas as pessoas vistas nas ruas estão, de fato, em situação de rua. Algumas têm residência fixa ou estão apenas de passagem por Guarapuava. A cidade, por estar no centro do Paraná, recebe um número significativo de pessoas itinerantes. Em muitos casos, o município oferece apoio para retorno ao domicílio de origem ou reintegração a uma rede de apoio familiar.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!