Guarapuava: Secretaria de Saúde pede que moradores mantenham cadastro do SUS atualizado

Manter o cadastro em dia é essencial para garantir acesso aos serviços públicos de saúde, como consultas, exames, vacinas, procedimentos médicos, entre outros.

Foto: Arquivo.

26/06/2025 às 12:35

Compartilhe:

A Prefeitura orienta a população a manter os dados cadastrais atualizados no SUS. O Ministério da Saúde, desde 2020, repassa os recursos para os municípios se baseando no número de pessoas cadastradas e no volume de atendimentos realizados.

Manter o cadastro em dia é essencial para garantir acesso aos serviços públicos de saúde, como consultas, exames, vacinas, procedimentos médicos, medicamentos de alto custo, soro antiveneno e demais atendimentos oferecidos pela rede. Além disso, a atualização evita que o município perca recursos e equipes da Atenção Básica.

Caso o cadastro esteja desatualizado, todos os membros da família, desde crianças até idosos, podem ter o acesso aos serviços públicos comprometidos.

A atualização do cadastro deve ser feita diretamente na sua Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, levando RG, comprovante de residência, Cartão SUS e CPF. Uma pessoa é necessária para atualizar os dados de toda a família.

O Ministério da Saúde estuda, a partir de julho, tornar o CPF o número-chave de identificação no SUS, como forma de unificar cadastros e simplificar o acesso aos serviços. A medida ainda está em fase de transição, mas, já reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados.

Com informações da Prefeitura de Guarapuava

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!