A unidade do Hospital São Vicente, no Bairro Cidade dos Lagos, em Guarapuava, especializada em atendimentos a pecientes com câncer, recebeu nesta terça-feira (29) uma máquina de braquiterapia. O equipamento é um método especializado, que utiliza uma fonte radioativa aplicada diretamente nas proximidades da área afetada, proporcionando maior precisão no tratamento e protegendo os tecidos saudáveis ao redor.
Com essa nova tecnologia, o hospital poderá atender de forma mais eficaz os pacientes com câncer de colo de útero, que atualmente são levados para Curitiba para tratamento. O objetivo é também usar a máquina, futuramente, para tratar pacientes com câncer de pele. Por dia, devem ser atendidos até seis pacientes.
O equipamento foi adquirido com recursos do Governo do Estado e custou cerca de R$ 1,5 milhão. Agora, o equipamento passará pelo processo de instalação e habilitação pelos órgãos reguladores, como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A máquina tem uma técnica 3D que aprimora ainda mais os tratamentos. Poucos lugares no país possuem essa tecnologia, garantiu o físico Alisson Dal Col, que atua no Hospital São Vicente, em entrevista ao repórter da Rádio Cultura e Cultura News, Tonico de Oliveira.
Estima-se que em até três meses o Hospital São Vicente já esteja preparado para iniciar as operações de braquiterapia.
Com informações do repórter Tonico de Oliveira e assessoria.
Assista a reportagem:
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



