Cultura News

Itacir deixa a Agricultura e se coloca à disposição do MDB

Ele afirmou que pediu exoneração da pasta para “se colocar à disposição do partido” para as eleições de outubro.

Pedido de exoneração foi publicado no Boletim Oficial desta terça-feira (04/06). Foto: Assessoria PMG.

05/06/2024 às 08:30

Compartilhe:

O secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, pediu exoneração do cargo e deixa a função nesta quarta-feira (05/06). O decreto com a exoneração foi publicado no Boletim Oficial desta terça-feira (04/06). 

Vezaro disse à reportagem da Rádio Cultura que pediu exoneração da pasta para “se colocar à disposição do partido” para as eleições de outubro. Ele está filiado atualmente no MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

A saída ocorre dentro do prazo de desincompatibilização previsto na Lei Eleitoral para ocupantes de secretarias que desejem concorrer nas eleições de outubro. O prazo de saída permite que ele dispute a vaga de prefeito ou vice. Para concorrer como vereador o prazo de desligamento terminou em abril. 

Secretários do contra

Como não é certo o apoio do MDB a reeleição de Celso Góes (Cidadania) ao Paço de Guarapuava, Vezaro é mais um ex-secretário que pode estar em lado oposto do mandatário municipal nas eleições de outubro. 

Em abril Janaína Naumann (Republicanos) deixou a secretaria de Desenvolvimento Econômico e confirmou que é pré-candidata a prefeita.

Outro ex-secretário que pode estar em chapa contrária é Germano Toledo Alves (PL). No âmbito estadual o partido indica e tenta costurar aliança com o PSD (Partido Social Democrático) em vários municípios, dentre eles Guarapuava. 

Por aqui, uma possibilidade seria o apoio ao ex-prefeito Vitor Hugo Burko, que se aproximou recentemente de Artagão Mattos Leão e pode concorrer à prefeitura.

MDB em Guarapuava 

O MDB está constituído como comissão provisória em Guarapuava e tem comando de Josiel Lima. A sigla abriga o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Moraes e a ex-secretária de Cultura, Rita Felchak. 

Anibelli Neto, deputado estadual e presidente do MDB no Paraná, disse em entrevista à Rádio Cultura que a definição de quem apoiar ou o lançamento de candidatura majoritária é uma definição local e não haverá interferência estadual. 

Contudo, afirmou que isso só deve ocorrer nas convenções, previstas para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. 

Josiel Lima, no comando local, também assegurou que o partido está aberto para conversas com todos os grupos, mas não descartou candidatura própria.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!