“Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança” foi tema de formações nas igrejas do Paraná

Em Guarapuava também realizou uma série de nove lives formativas com os temas dos Cadernos sobre a Oração. As transmissões foram veiculadas pelas redes sociais da diocese e pela rádio Cultura FM 94,3.

O Jubileu 2025 é o Ano Santo que marca os primeiros 25 anos do século XXI. O tema escolhido pelo Papa Francisco é “Peregrinos da Esperança”. (Imagem: cartaz de divulgação).

16/12/2024 às 15:40 - Atualizado em 17/12/2024 às 09:05

Compartilhe:

O Papa Francisco convocou a igreja para o “Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança”, na sua carta de 11 de fevereiro de 2022, dirigida a dom Rino Fisichella, e ele pediu que os dois anos que precedessem o Jubileu fossem dedicados à redescoberta do ensinamento do Concílio (2023) e à oração (2024).

Na Igreja do Paraná, os bispos assumiram o projeto “Cadernos do Concílio em videoaulas”, com aulas em vídeo sobre cada um dos 34 subsídios da série “Cadernos do Concílio”. E, para 2024, decidiram que cada diocese teria suas próprias iniciativas para animar o Ano da Oração em âmbito local.

Para colaborar nas iniciativas, o Regional Sul 2 da CNBB enviou para a Ação evangelizadora das dioceses um projeto com a sugestão de atividades, a partir dos “Cadernos sobre a Oração”. Uma coleção de 8 subsídios, produzida pelo Dicastério para a Evangelização e publicada, no Brasil, pela Edições CNBB.

Em Guarapuava também realizou uma série de nove lives formativas com os temas dos Cadernos sobre a Oração. As transmissões foram veiculadas pelas redes sociais da diocese e pela rádio Cultura FM 94,3. A abertura da série, no dia 12 de agosto, foi com o bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, que fez uma apresentação geral sobre o Ano Jubilar. As demais lives foram ministradas por especialistas na área e aconteceram entre os meses de agosto e dezembro.

No mesmo período, foram realizadas Vigílias Eucarísticas no último final de semana de cada mês (de sábado para domingo), em todas as 48 paróquias da diocese, com temas específicos, como: oração e família; oração e juventude.