Em 2015 começavam as obras de construção de um Centro de Convivência no Parque Recreativo do Jordão. A perspectiva da Prefeitura era um “espaço amplo e moderno terá lanchonete, restaurante, banheiros e estacionamento” e “para possibilitar uma visão singular do local, também haverá um mirante”. Também se previa a construção de 50 churrasqueiras e banheiros.
A obra terminou em 2017 com um custo total de R$ 1.278.730,00 (toda revitalização do Parque), mas nunca chegou a ser utilizada como planejado. A prefeitura tentou conceder o espaço para iniciativa privada, em duas ocasiões, mas não houve empresa interessada.
“Hoje usamos o espaço para eventos esportivos de motocross, bike, caminhadas, a princípio estamos usando para esse fim”, disse Katriane Mila, secretária de Turismo e Eventos. Segundo ela, há eventos programados até o final do ano.
“Eu acho que o Jordão tem uma capacidade muito grande para ser explorada, tem todos os requisitos para ser desenvolvido um turismo privado naquele lugar”, afirma a secretaria. Ela afirmou que o município mantém a intenção de usar o espaço como centro de convivência, com um parceiro privado.
Nenhum processo está em andamento para conceder o espaço para iniciativa privada. A secretária não deu prazo para realizar uma nova licitação.
Cuidados
Uma equipe da Guarda Patrimonial mantém a vigilância do local, o que não foi suficiente para barrar atos de vandalismo pontuais. Torneiras e vasos sanitários foram furtados, vidros e lâmpadas quebradas.
Recursos
A obra de revitalização do Parque Recreativo do Jordão custou R$ 1.278.730,00 e foi financiada com recursos do Ministério do Turismo. Uma das contrapartidas do município seria adequar o acesso do espaço, que segue improvisado com cascalho e cerca de arame farpado.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!