Prefeitura abre licitação de estudo técnico, primeiro passo para nova concessão do transporte coletivo 

A seis meses do fim do contrato com a Pérola do Oeste município inicia processo para nova concessão. 

Estudo é a primeira etapa para nova concessão do transporte coletivo. Foto: Cléber Moletta.

17/06/2024 às 23:08 - Atualizado em 18/06/2024 às 10:17

Compartilhe:

Foi publicado nesta segunda-feira (17/06) o edital para contratar a empresa que fará estudo técnico para nova concessão do transporte coletivo de Guarapuava. A abertura das propostas do pregão eletrônico 40/2024 será no dia 2 de julho, às 9 horas.

A empresa contratada vai elaborar no prazo de um ano “modelo de seleção para novo sistema de transporte urbano coletivo”. O valor máximo previsto na licitação é R$ 937.218,64.

É com base nesta modelagem que a Prefeitura de Guarapuava deve elaborar o edital e licitar a nova concessão de transporte coletivo municipal. 

Prazo

O atual contrato de Concessão do Transporte Coletivo, com a Pérola do Oeste, vence no dia 15 de dezembro de 2024. O prefeito Celso Góes (Cidadania) afirmou que não vai renovar o atual contrato e fará uma nova licitação. 

O prazo, contudo, torna praticamente impossível o cumprimento desta promessa antes do encerramento do contrato atual. Somente o estudo, que ainda será contratado, tem prazo de um ano para ficar pronto. E depois dele o município deve realizar todas as etapas de licitação da nova concessão. 

Modelagem 

A justificativa para contratar uma empresa que realize o serviço é a “grande complexidade da elaboração do Projeto Básico, tendo em vista que o Município não dispõe de profissionais técnicos capacitados e com a experiência necessária”. 

Dentre as etapas que devem ser cumpridas pela empresa contratada estão o “Diagnóstico do Sistema Atual e Proposta de Modelo Institucional para Licitação” e “Apoio na Estruturação da concessão dos serviços de transporte urbano de passageiros”.

Caberá à prestadora de serviço avaliar a oferta e demanda por transporte, o tipo de tecnologia utilizada, as formas de financiamento do serviço, a viabilidade do serviço sob demanda, dentre outros fatores. 

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!