A obra de recuperação de parte da estrutura de concreto da canalização do Arroio do Salgado, no bairro Alto da XV, foi realizada pela Prefeitura de Guarapuava, mesmo estando em áreas privadas.
Segundo a adminsitrção, que confirmou a execução do serviço, a obra foi realizada “sobre um curso d’água de domínio público municipal, portanto, sob responsabilidade direta da administração pública”, detalhalhou por nota enviada pela Secretaria de Comunicação.
Ainda conforme a nota, parte do concreto da antiga canalização, feita antes da ocupação do lugar, cedeu e a obra foi realizada para evitar acidentes e risco às pessoas. No local funciona uma clínica.
Praticamente toda extensão do Arroio Salgado está canalizada, por isso muitos nem percebem a existência do corpo hídrico.
A reportagem questionou a administração sobre a execução da obra, para confirmar se de fato a construção foi feita pela Prefeitura. O município confirmou e explicou o por que da realização do serviço por meio de nota.
Na mesma região, o arroio canalizado passa por outros imóveis particulares. O corpo hídrico nasce na região do bairro Santana e vai até os fundos do quartel do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), no Centro.
A obra iniciou em maio, segundo a Prefeitura, e foi concluída no dia 3 de junho, com a concretagem da laje do trecho canalizado.
Leia a nota encaminhada pela prefeitura:
NOTA SOBRE OBRA DE CANALIZAÇÃO DE CÓRREGO NA RUA SENADOR PINHEIRO MACHADO
A Secretaria de Obras, esclarece informações relacionadas à obra de recuperação realizada sobre a estrutura de laje que cobre parte do leito de um rio em área urbana do município.
É importante destacar que o trecho onde a obra foi realizada está localizado sobre um curso d’água de domínio público municipal, portanto, sob responsabilidade direta da administração pública. A estrutura original havia sido construída há muitos anos, sem a existência de edificações sobre ela à época, como parte de um processo de canalização do rio. Com o tempo, a área foi ocupada por edificações privadas.
Durante avaliação técnica da área, realizada ainda no início de 2025, a equipe de engenharia da Prefeitura identificou que a laje antiga havia cedido, formando uma cratera com potencial de causar acidentes graves, incluindo o risco de queda de pedestres, crianças ou até mesmo veículos.
Diante da gravidade da situação e considerando que a estrutura está sobre o leito de um rio municipal, a Secretaria de Obras assumiu a responsabilidade pela recuperação da obra, reafirmando seu compromisso com a segurança da comunidade. A obra teve início em maio de 2025. A obra foi devidamente concluída, incluindo o tempo necessário para a cura do concreto e a recomposição do solo.
“Desde que assumi a secretaria, buscamos entender com profundidade o histórico dessa estrutura. O engenheiro nos explicou que a laje estava em situação crítica e que sua recuperação era urgente. Se nada fosse feito, poderíamos ter registrado um acidente grave. Por isso, tomamos as providências cabíveis, de forma responsável e com total foco na segurança da população”, explicou a atual secretária de Obras, Tatiane Nezi.
A Secretaria de Obras reafirma que atua sempre de forma preventiva e técnica diante de situações que representem risco à comunidade, e reforça seu compromisso com a segurança urbana, a transparência e o zelo com o espaço público.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



