Prefeitura e Governo Federal entregam 99 casas do Minha Casa, Minha Vida em Guarapuava

Programa Vida Digna II conclui mais uma etapa e beneficia famílias de baixa renda.

Foto: Secom Prefeitura de Guarapuava.

23/01/2026 às 16:27

Compartilhe:

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Habitação e em parceria com o Governo Federal, realizou nesta sexta-feira (23/01) a solenidade de entrega de 99 casas do Programa Vida Digna II, do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida. O evento foi realizado no auditório do Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O secretário municipal de Habitação, Gustavo Henrique Pedrosa, destacou a conclusão do Programa Vida Digna II e o cuidado adotado em todas as etapas do processo de seleção das famílias beneficiadas. “Estamos aqui hoje para fazer a conclusão desse programa tão bonito que é o Vida Digna II. Hoje entregamos 99 casas para 99 famílias, após uma seleção feita com muita responsabilidade, seguindo todos os critérios que o Ministério das Cidades determina. É muito gratificante ver o recurso público sendo destinado da melhor forma possível para as pessoas mais vulneráveis do nosso município”, afirmou.

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, ressaltou o significado coletivo da entrega das moradias e o compromisso da gestão com a habitação social. “Um sonho que se sonha sozinho é só um sonho, mas um sonho que se sonha juntos é realidade. Estamos realizando o sonho de muitas famílias guarapuavanas. O dinheiro público está sendo bem investido na população que mais precisa, e esse é o nosso compromisso: trabalhar por uma Guarapuava mais justa, humana e com moradia digna para todos”, destacou.

Entre as famílias contempladas, está a família de Ivete Ribeiro da Luz, mãe de cinco filhos, que recebeu a chave da casa própria durante a solenidade. “Pra mim é a realização de um grande sonho. A gente agradece primeiro a Deus e depois à equipe da Habitação. É uma emoção que não tem explicação. Vou morar aqui com meus filhos e meu esposo, e agora é só agradecer e cuidar bem do nosso lar”, relatou.

O deputado federal Aliel Machado enfatizou que a entrega das casas representa o verdadeiro sentido das políticas públicas voltadas à população. “Esse é um momento muito especial, em que números e planilhas não importam. O que importa é ver uma pessoa recebendo a chave da sua casa. A política é o melhor instrumento que existe para enfrentar injustiças e transformar a realidade da comunidade”, afirmou.

Outro depoimento que marcou a solenidade foi o de Ana Cristina Pitner, auxiliar administrativa, que irá morar na nova casa com as filhas, a mãe e, especialmente, com a filha Aldry, que possui uma doença degenerativa. Ana explicou que a conquista da casa própria representa a realização de um sonho aguardado há muito tempo, após anos vivendo de aluguel, e ressaltou a importância da moradia ser adaptada às necessidades da filha. “É uma gratificação muito grande estar recebendo essa casa hoje, porque é um sonho realizado. A gente viveu de aluguel por muito tempo e, para a Aldry, essa casa adaptada é um sonho. Vão morar comigo a Gabi, a Aldry e a vovó, que ajuda a cuidar dela. É uma bênção muito grande para a nossa família e o começo de uma nova fase, que a gente recebe com muita alegria”, afirmou.

Ao falar sobre a importância da casa adaptada, Ana destacou a condição de saúde da filha e a esperança de dias melhores. “A Aldry tem uma doença degenerativa que, com o tempo, vai afetando a coordenação motora dela. Mesmo assim, ela é uma menina muito feliz e muito alegre, e o nosso maior cuidado é com ela. Essa casa é um comecinho de tudo isso, de uma vida melhor pra ela. Hoje a gente vê grandes possibilidades de buscar um tratamento melhor, uma qualidade de vida melhor, e só de tudo isso estar acontecendo pra ela, pra mim já é um sonho. Com certeza, hoje grandes portas estão se abrindo para nós e é um grande começo”, destacou.

O deputado estadual Artagão Júnior também esteve presente e discursou no evento. Ele reforçou o compromisso com a continuidade das políticas habitacionais em Guarapuava e a união entre os entes públicos. “O maior resultado da vida pública é ver a emoção das famílias ao entrarem na sua casa nova. Não estamos falando apenas de casas, mas de dignidade, de lares e de futuro. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que esse programa avance e alcance ainda mais famílias”, afirmou.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!