Prefeitura precisa fazer avaliação de dano ambiental no antigo pátio de máquinas do bairro São Cristóvão

Município ainda não contratou serviço de empresa especializada.

Tanques de antigo posto de abastecimento ainda estão enterrados. Foto: Cléber Moletta.

03/04/2025 às 11:30 - Atualizado em 03/04/2025 às 11:57

Compartilhe:

Antes de fazer qualquer intervenção no antigo pátio de máquinas do bairro São Cristóvão, a Prefeitura de Guarapuava precisa fazer um estudo de impacto ambiental causado pela oficina e posto de abastecimento do local. 

“Processo inicial seria a retirada dos tanques e o estudo de fundo de cava, para verificar se houve vazamento, a partir desta etapa viriam as outras caso seja encontrada contaminação”, explicou Gabriel de Menezes Trevisan. 

Segundo ele, se não for encontrada contaminação o projeto pode seguir normalmente. Mas, caso o solo esteja contaminado, é preciso recuperar a área. 

O município não dispõe de pessoal e equipamentos para fazer esse estudo, por isso deve contratar uma empresa que atenda todas as exigências do Instituto Água e Terra (IAT). O processo de contratação ainda não iniciou. 

Havendo contaminação, é preciso fazer um Plano de Gerenciamento de Área Contaminada. O tipo de procedimento vai depender do tipo de contaminação. 

Uma possibilidade é retirar o solo do local e mandar para um aterro sanitário classe I. Outra forma é fazer um tratamento de descontaminação ou reabilitar. 

De qualquer forma, qualquer outra obra só pode ser feita após esses procedimentos. 

Promessa

No final de seu mandato, o então prefeito Celso Góes andou pela região prometendo a construção de um um parque no local. Mas, a obra sequer tinha um projeto executivo. E não poderia ser realizada antes de reseolver o problema ambiental.

Reportagem de Tonico de Oliveira. 

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!