A previsão do tempo em Guarapuava indica uma forte queda nas temperaturas a partir de quarta-feira, 28 de maio – quinta-feira da semana que vem. Segundo dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a chegada de uma frente fria, seguida por uma massa de ar polar, vai provocar frio intenso em todo o Estado, com risco elevado de geada na região centro-sul. Até o momento, nas estações meteorológicas do Simepar, a menor temperatura registrada no Paraná em 2025 foi 4°C em Palmas, às 7h do dia 29 de abril.
Os modelos meteorológicos mostram que, em Guarapuava, as temperaturas mínimas devem variar entre 5°C na quarta-feira (28) e até -2°C no domingo (1º de junho). Já as máximas, que ainda devem alcançar os 23°C na segunda-feira (27), vão cair progressivamente até 10°C no sábado (31).
Antes do avanço do ar polar, a cidade pode registrar pancadas de chuva e ventos fortes na terça-feira (27), com a passagem da frente fria. A combinação de temperaturas baixas e tempo seco nos dias seguintes eleva o risco de geada em Guarapuava e nas áreas mais elevadas do Paraná.
De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a massa de ar frio que chega ao Estado tem origem continental e deve atingir todas as regiões, incluindo o norte paranaense. “A previsão indica condições para geada de forte intensidade no sul do Estado e de forma moderada em outras regiões, como o Centro-Sul e o Sudoeste”, explica.
Para acompanhar as atualizações da previsão do tempo em Guarapuava e consultar o risco de geada, o Simepar recomenda acessar o site www.simepar.br. O serviço “Alerta Geada” disponibiliza informações atualizadas com 72 horas de antecedência e detalha a intensidade e abrangência do fenômeno em todo o Estado.
Com informações da AEN
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



