Cultura News

Primeira reunião da CPI aponta possível interferência de planos no rodízio de funerárias

Lei proíbe qualquer tipo de interferência de empresas na contratação de funerária, mas isso estaria ocorrendo em Guarapuava.

Felix Kaminski apontou possível interferência de planos funerários no rodízio da central de Triagem. Foto: Luis Emanuel Calixto.

02/07/2024 às 10:07 - Atualizado em 02/07/2024 às 10:21

Compartilhe:

A primeira reunião oficial da CPI do Serviço Funerário para realização de oitivas foi realizada na manhã de segunda-feira (1º/07). A presidente da comissão, vereadora Profª Bia (PV), o relator, Paulo Lima (PP), o vereador Dognei (MDB), começaram os trabalhos ouvindo duas testemunhas ligadas à Administração Municipal.

O primeiro a ser inquirido foi o diretor da Central de Triagem, Felix Kaminski. As perguntas realizadas buscavam saber qual é o fluxo dos processos utilizados dentro da Central de Triagem, entre outros aspectos, como fiscalização e recebimento de denúncias pelo órgão.

O atual diretor foi pouco exigido pelos vereadores, mesmo tendo apontado possíveis irregularidades como a interferência de planos funerários na escolha das empresas, o que quebra a regra do rodízio.

Membros da comissão não exigiram dele mais detalhes para caracterizar com precisão que tipo de interferência pode ter ocorrido, desde quando e quem seriam os responsáveis.

Também não houve questionamentos mais incisivos sobre o papel da Central de Triagem para coibir essas supostas práticas.

A segunda pessoa ouvida foi a ex-secretária de Administração, Doraci Senger Luy, atualmente na Secretaria Executiva. Ela foi questionada sobre a Lei 2469/2015, que dispõe sobre a exploração do serviço funerário em Guarapuava, bem como sobre o Decreto 5147/ 2016, que o regulamenta.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

 

CPI do sistema funerário continuará com oitivas nesta semana, com novos depoimentos na quarta-feira (03/07).