O Prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Ordinária Nº 44/2025, que visa autorizar a concessão onerosa de uso de um espaço público de 936,76m² localizado no Parque das Araucárias. A proposta tem como objetivo permitir a instalação e exploração de atividades comerciais, com foco em alimentação, lazer e serviços para a população e visitantes do parque.
Com a Câmara em recesso, o projeto deve tramitar nas comissões e Plenário a partir de agosto.
O local objeto de lei fica na rua Alzino Carazai onde atualmente funciona um restaurante que deverá deixar o local por decisão judicial. Ao lado, existe um prédio público que nunca chegou a funcionar. Nesta parte do imóvel, que não é objeto da lei, está instalada uma microcervejaria, que deve ser gerida por uma associação, mas não chegou a funcionar.
De acordo com a justificativa apresentada por Baitala, a iniciativa busca regulamentar o uso de uma área estratégica e valorizada da cidade, um dos principais cartões-postais de Guarapuava. A concessão, que será realizada por meio de procedimento licitatório e não implicará custos para os cofres públicos, já que os investimentos e a manutenção da área serão de responsabilidade da futura concessionária.
A prefeitura argumenta que a medida promoverá o fortalecimento da economia local, a geração de empregos e a valorização do patrimônio público. Além disso, a presença de infraestrutura de apoio, como restaurantes e lanchonetes, atenderá a uma demanda legítima da comunidade e dos turistas, aprimorando a experiência dos frequentadores do parque e contribuindo para o fomento do turismo e da infraestrutura urbana.
Atualizada para correção de informação: o projeto se restringe a parte do imóvel, não a toda área construída, como noticiado anteriormente.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



