A quantidade de ocorrência de queimadas de vegetação aumentou em 300% em Guarapuava em 2024 na comparação com o ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo tem colocado em risco patrimônio e a vida de pessoas, conforme alertou a corporação. Além disso, a fumaça agrava a qualidade do ar, já baixa pela condição de tempo seco, com baixa umidade relativa do ar.
“O inverno está atípico, quente e seco, o que torna propício para queimadas”, explicou a Capitã Karen, do 12º Grupamento de Bombeiros Militares. “Agravando a situação, a geada da semana passada matou a vegetação rasteira e aumentou exponencialmente as queimadas”.
A oficial alertou que muitos optam por fazer fogo para limpar terrenos, contudo, os incêndios podem perder o controle e atingir casas e pessoas. Uma dica importante de segurança é fazer a limpeza dos terrenos e evitar a presença de massa que pode queimar.
“Ao lado das residências é possível fazer aceiros, uma faixa sem vegetação, e não deixar lenha e outros materiais encostados na residência para evitar propagação das chamas”, orientou a capitã.
Rodovias
Nas regiões ao lado de rodovias o fogo prejudica a circulação segura. A orientação é reduzir a velocidade e manter o farol acesso. Se possível, o motorista deve sair do local de pouca visibilidade até a dissipação da fumaça. Importante também acionar o Corpo de Bombeiros.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!