Na tarde desta quinta-feira (8), a Rádio Cultura de Guarapuava protagonizou uma cobertura histórica e emocionante: durante quase três horas, a emissora acompanhou ao vivo, em áudio e vídeo, o anúncio do novo papa, Leão XIV. A transmissão foi feita simultaneamente pelo rádio e pela internet, com direito a tradução em português da primeira mensagem do pontífice — em tempo real —, em cadeia com a Rádio Vaticano.
A apresentação ficou por conta dos jornalistas Cléber Moletta, coordenador de jornalismo da Rádio Cultura e do CulturaNews, e Céci Maciel, responsável pela cobertura de assuntos da Igreja. Na retaguarda técnica, Denis Santos e Daniel Mikuska garantiram a operação da transmissão ao vivo. A direção de imagens foi realizada com base na transmissão do Vatican News e com os apresentadores da Cultura em cena, no estúdio da rádio.
“Foi uma cobertura que a gente havia planejado, então ela foi bem objetiva, bem direta. A Rádio Cultura cumpriu o seu papel de informar o seu público com qualidade, de modo rápido, em primeira mão. E cumprindo também o seu papel, sobretudo por ser uma emissora de inspiração católica. Acho que foi uma cobertura de boa qualidade e feita com muito zelo pela equipe de jornalismo”, avaliou Cléber Moletta.
“Eu saí gritando no corredor: fumaça branca, fumaça branca! Imediatamente a equipe se posicionou. Foi emoção, adrenalina e também responsabilidade. Mais uma cobertura que nos dá orgulho”, contou Céci Maciel, relembrando o momento exato em que percebeu o anúncio da fumaça branca, ainda durante o almoço.
“Imediatamente, o Denis e o Daniel já se posicionaram. Eu já anunciei, bastante emocionada. O Cléber foi avisado, e logo em seguida chegou. A gente entrou no ar e iniciou uma transmissão que durou quase três horas. Foi jornalismo com emoção e adrenalina, mas também com muita responsabilidade diante do nosso público católico”, relatou Céci.
Cobertura internacional com olhar local
A Rádio Cultura se destacou ao oferecer uma cobertura internacional com o olhar local: ao mesmo tempo em que informava os fatos diretamente do Vaticano, a emissora ouviu personagens importantes da Igreja em Guarapuava e região.
Um dos entrevistados foi Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava, que concedeu uma entrevista de mais de 20 minutos: “Temos uma continuidade, mas não uma cópia de Francisco. Leão XIV já demonstrou que dará sequência à missão de Francisco, mas com identidade própria, com valentia espiritual e foco na justiça social e na paz”, destacou o bispo.
Dom Amilton também fez questão de elogiar a emissora:
“Fico muito feliz com esta vigilância jornalística da Rádio Cultura, como sempre fazendo cobertura, anunciando a verdade, proclamando aquilo que a Igreja está falando, essa unidade bonita. Gratidão à Rádio Cultura, ao Cléber, a você Céci, a todos os nossos jornalistas da rádio, todos os cooperadores, ao Márcio, aos locutores, funcionários e também à Pascom, que junto com vocês leva a evangelização adiante em toda a diocese e fora dela.”
Padre Jean Patrik fala direto da Turquia: “O rugido do amor de Deus”
Outro destaque da cobertura foi a participação, ao vivo, do Padre Jean Patrik, pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém, que falou diretamente da Turquia, onde realiza uma viagem religiosa e cultural. Durante pouco mais de 12 minutos de entrevista, ele revelou a emoção vivida ao acompanhar a eleição de Leão XIV:
“Estou fora do país, longe da minha paróquia, e isso mexe com os sentimentos. Ao ver o Papa se dirigindo até a sacada, a primeira imagem que me veio foi de São João Paulo II. E quando ele falou de paz, foi muito forte. Esse rugir do leão hoje da sacada, em Roma, foi algo muito forte, o rugido do amor.”
Padre Jean também exaltou o papel da emissora:
“Eu vejo que a Rádio Cultura é minha casa. Eu cresci na Rádio Cultura, e estou aí já há algum tempo. Me sinto profundamente conectado com vocês. Recebi aqui algumas imagens da Catedral, o sino batendo, as pessoas se manifestando. Mexe bastante lembrar do nosso país, do nosso povo.”
Compromisso com a fé e a informação
O diretor geral da Rádio Cultura, Márcio Dias, também celebrou a cobertura e ressaltou a missão da emissora:
“Como comunicadores católicos, carregamos a responsabilidade de informar num evento tão importante. O conclave mexe com a dor da perda, mas reacende a esperança. Hoje oramos a um novo papa com esperança de novos e bons tempos nessa nossa caminhada de fé, comunicação e evangelização.”
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



