Representantes da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu Parquetec estiveram em Guarapuava nesta terça-feira (27/05) para acompanhar o projeto das Hortas Comunitárias dos bairros Xarquinho e Feroz.
As hortas são iniciativas da comunidade, sobretudo das mulheres. Desde setembro de 2024, a usina passou a financiar um projeto de extensão da Unicentro que leva aos horticultores conhecimentos da universidade.
“Esperamos que esse projeto possa trazer o conhecimento que está dentro da universidade para comunidade e possam disseminar isso de forma que traga bem-estar social”, afirmou Alysson Guilherme de Lima Guimarães, analista do Itaipu Parquetec.
A agenda começou com uma reunião no Auditório da Geografia, no campus Cedeteg, e foi concluido com uma visita da comitiva nas hortas do bairro Xarquinho e Feroz.
“As hortas são desenvolvidas pelos horticultores e horticultoras, nós vamos lá prestar a uma assessoria”, explicou o coordenador do projeto na Unicentro, professor Paulo Nobokuni.
Segundo ele, as ações são multidisciplinares e envolvem cursos de geografia, agronomia, biologia, química.
Financiamento
O financiamento da Itaipu consiste em pagar pelo período de um ano bolsas de R$700 para quatro estudantes de graduação, R$1400 para um coordenador do projeto e fornecer equipamentos como computadores.
O projeto não financia a parte produtiva da horta, como a compra de sementes, fertilizantes e ferramentas. Esse apoio tem partido de empresários parceiros, Prefeitura e da própria comunidade.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



