Supostas irregularidades em descarte de resíduos, conserto de caminhões e controle de folha são alvo de sindicância na Surg

Três sindicâncias foram abertas para apurar internamente os fatos de 2024. 

Foto: Secom Prefeitura de Guarapuava.

01/08/2025 às 14:00

Compartilhe:

A Surg, Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava, vai investigar por meio de três comissões de sindicância supostas irregularidades ocorridas no ano de 2024. As portarias criando as sindicâncias foram publicadas nesta quinta-feira (31/07) em Boletim Oficial do Município. 

Os temas estão relacionados a suposto descarte irregular de resíduos, supostos consertos de caminhões sem seguir licitação e suposta negligência no controle de faltas de funcionários.

Descarte de resíduos

A portaria 10/2025 instaurou a sindicância para apurar as circunstâncias e responsabilidades pelo descarte irregular de resíduos sólidos em um corpo d’água em 2024, na R. Joaquim Osório Duque Estrada, no bairro Santana, Guarapuava. A área é conhecida como britador da Surg. 

Os membros são: 

Presidente: Josmar Pereira

Membros: Maria de Fátima Werneck Lange e Rute Galicioli Schlegel

Conserto de caminhões

A sindicância instaurada pela portaria 12/2025 tem como objetivo apurar as circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao conserto de um caminhão da frota da Surg em 2024, supostamente sem seguir o devido processo de licitação.

Os membros da Comissão de Sindicância nomeados são:

Presidente: Paulo Cezar Tracz

Membros: Rosiclea Ribeiro e Josmar Pereira

Negligência no controle de faltas de funcionários 

A portaria 13/2025 estabelece uma comissão de sindicância para investigar a ocorrência, extensão e causas da não efetivação de descontos salariais por faltas e atrasos injustificados nas folhas de pagamento dos funcionários da SURG. A portaria não determina a data das supostas irregularidades.

Os membros da Comissão de Sindicância são:

Presidente: Bruna Vanessa Portela

Membros: Matheus Camillo Stempinhaki e Rosiclea Ribeiro

 

Em todos os casos o prazo é de 30 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. Os membros recebem uma gratificação de R$800 e os presidentes R$1000 para realizar os trabalhos.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!