Fazer o concreto mais resistente e leve possível. Desafio que estudantes de engenharia civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Guarapuava, vão encarar em uma competição nacional. Eles se organizam para participar do 65º Congresso Brasileiro do Concreto – 2024, entre os dias 22 e 25 de outubro, em Maceió-AL.
“Nesta competição o óbvio não funciona, precisamos pensar ‘fora da caixa”, explica Gabriel Baia, estudante e integrante do Barra Concreto, um projeto de extensão focada no estudo do insumo básico da construção civil. São 13 estudantes participando atualmente e nove devem participar do Congresso e competir de duas provas.
Gol com bola de concreto
Um dos desafios dos estudantes é construir uma esfera de concreto que deve ser leve e resistente. Para isso, os competidores devem testar materiais alternativos. “Não podemos usar os materiais convencionais, precisamos estudar e pesquisar por materiais para substituir”, explica.
A busca pelo material mais leve deve ser acompanhada por uniformidade. A esfera deve ser perfeita, pois o desafio é rolar o objeto e fazer um ‘gol’. Se estiver oval, o material é desclassificado. Se passar pelo ‘gol’ o objeto é testado em uma prensa para avaliar a resistência. O mais forte vence.
Protegendo um ovo
Outro desafio tem a mesma lógica, mas o formato da obra de concreto é outro. Os estudantes são desafiados a construir um pórtico (formato de uma ponte) que protege um ovo de galinha. “Esse pórtico recebe pancadas, o que aguentar mais sem quebrar o ovo vence a competição”, explica Gabriel.
Viagem
O projeto Barra Concreto está buscando empresas parceiras que apoiem financeiramente a ida para o Congresso. Segundo Gabriel, são duas contrapartidas para os apoiadores. A primeira é a exposição da marca da empresa em materiais de divulgação, inclusive no próprio evento. Outra é a realização de testes de qualidade e resistência de concretos em laboratório, serviços que já são realizados em outras parcerias para empresas locais.
Um contato para conhecer mais do projeto e apoiar é do Gabriel, ouvido pela reportagem. O telefone é 013 99637-2749.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



