A direção do Campus de Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou que a unidade vai receber R$ 4 milhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para construção de um novo bloco de salas de aula e laboratórios.
“Esses R$ 4 milhões serão destinados para o bloco G, que terá dois pavimentos, em torno de 2 mil metros quadrados, e é parte de um projeto de expansão que estamos trabalhando junto ao Ministério da Educação para que possamos oferecer mais cursos”, afirmou em entrevista à Rádio Cultura o diretor do Campus, Marcelo Granza.
O projeto de expansão prevê três novos cursos para unidade: arquitetura e urbanismo, engenharia elétrica e engenharia de produção. O novo espaço será usado prioritariamente para os dois primeiros. Além do espaço físico, a expansão depende de contratação de professores. São necessários ao menos mais 16 docentes e 7 técnicos administrativos para cada curso aberto.
Ainda que a Universidade tenha autonomia para abrir os cursos, ela depende do Governo para ampliação do orçamento destinado para contratação de pessoal. “Se atendida essa demanda, seriam liberações periódicas, não de uma só vez”, esclareceu Granza. Segundo ele o pedido de novos funcionários já foi realizado e está tramitando no Ministério da Educação.
Contra o tempo
Todos os trâmites para execução da obra serão realizados pela própria direção do campus. Para realizar a licitação e contratação da empresa e empenho dos recursos, contudo, a Universidade depende de uma liberação orçamentária ainda em 2024. Se isso não ocorrer, o valor não permanece disponível em 2025.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!