Um projeto de Resolução (L) 15/2025 apresentado pela Mesa Executiva da Câmara Municipal de Guarapuava busca atualizar as normas de vestuário para os vereadores e vereadoras. A proposta está na pauta da sessão desta segunda-feira (11/08) e flexibiliza o uso obrigatório do terno e gravata nas sessões. O traje seguiria obrigatório nas sessões solenes.
A justificativa “é modernizar o regimento interno, adequando-o à realidade contemporânea sem prejudicar o decoro parlamentar”.
Atualmente, o artigo 103, inciso VII, da Resolução nº 01/2018 exige o uso obrigatório de paletó e gravata em todas as sessões. A proposta, no entanto, torna o uso dessas peças opcional em sessões ordinárias e reuniões de comissões. A exigência de paletó e gravata seria mantida apenas para as Sessões Solenes.
O projeto estabelece um traje mínimo para os vereadores: calça, camisa social e sapato fechado. Para as vereadoras, a exigência é de “vestimenta social compatível com as atividades legislativas”.
A justificativa para a mudança, segundo o documento, é o alinhamento com o “princípio da razoabilidade”, promovendo “maior bem-estar” aos parlamentares. A Mesa Executiva argumenta que a medida moderniza as práticas legislativas, preservando o decoro e a boa imagem da Câmara.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



