Você sabe o que é hospice? Unidade será financiada pela Itaipu, em Guarapuava 

Hospital São Vicente recebeu o recurso para construir a unidade no Bairro Cidade dos Lagos. 

Unidade será construída em Guarapuava com recursos da Itaipu. Foto ilustrativa: Freepik.

07/02/2025 às 16:19 - Atualizado em 07/02/2025 às 16:19

Compartilhe:

A Itaipu Binacional vai financiar a construção de uma prédio para abrigar o hospice do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava. O recurso de R$ 24 milhões será usado para construção do prédio que terá 15 apartamentos. Com o mesmo recurso será construída uma casa de apoio com 34 leitos. As obras iniciam em 60 dias, em um terreno no bairro Cidade dos Lagos, e devem ser concluídas em um ano. 

Hospice é uma unidade de cuidados paliativos onde são oferecidos serviços e cuidados de modo integral ao paciente. Tudo é pensado para que os vínculos com família e amigos, incluindo pets, não sejam rompidos. Além das pessoas doentes, a família é acompanhada. 

“Vamos atender todos os pacientes que já não tem mais indicação farmacológica, neste local eles recebem um tratamento digno, tratamento para dor, acolhimento com psicólogo, médico, enfermeiro, eles terão um tratamento humano”, explicou Odacir Antonelli, presidente do Conselho Gestor do Hospital São Vicente. 

A iniciativa é uma das ações do hospital para tornar o atendimento mais humanizado. A unidade Cidade dos Lagos oferece tratamento oncológico, o que aumenta a necessidade de ações como essa. 

“O tratamento do Câncer merece uma atenção muito grande, neste sentido, em parceria com o Hospital São Vicente estamos fazendo a Hospice e Casa de Apoio, uma obra de mais de 4 mil metros quadrados , onde será oferecido condições para familiares repousarem e as pessoas em tratamento paliativo possam ter um lugar mais tranquilo para fazer seu tratamento”, disse Ênio Verri, diretor brasileiro da Itaipu Binacional. 

Verri ressaltou que a obra vai atender pessoas de toda região. Assim como o tratamento quimioterápico e radioterápico, o acolhimento na unidade de atendimento paliativo também será gratuito. 

A casa de apoio e o hospice são serviços distintos e independentes, mas serão construídas no mesmo terreno. 

Casa de apoio

A Casa de Apoio vai abrigar familiares de pessoas em tratamento no hospital. No local elas poderão pernoitar, descansar e se alimentar enquanto os familiares se recuperam no hospital.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!