Entre os dias 20 e 22 de setembro, a diocese de Guarapuava acolherá representantes das outras 5 dioceses e das eparquias ucranianas da Província de Curitiba para a 44ª Assembleia do Povo de Deus. Por convenção, foi definido que as Assembleias do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) serão realizadas anualmente por províncias, quatro no total (Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina), e nortearão a segunda assembleia anual dos bispos, que será de 24 a 26 de setembro em Francisco Beltrão.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
O bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, explicou sobre esse evento: “a Assembleia do Povo de Deus acontece em nível regional e em nível provincial. O que significa isso? Todos os anos, antecedendo a Assembleia dos Bispos, que acontece no final do mês de setembro, numa das dioceses do regional Sul 2, e nós temos 18 dioceses aqui no Paraná, que é o Sul 2, nós procuramos avaliar a caminhada durante o ano e, particularmente, tudo aquilo que foi planejado ao longo de um quadriênio.”
“Então, nós estamos vivendo essa proposta ainda do quadriênio, que tem como aspecto principal a iniciação à vida cristã e os quatro pilares das diretrizes da ação evangelizadora da igreja no Brasil.” – acrescentou.
Assembleia Provincial
A província de Maringá, a província de Cascavel, a província de Londrina e a província de Curitiba. Guarapuava faz parte da província de Curitiba, juntamente com São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Paranaguá e União da Vitória.
Quem participa desta Assembleia do Povo de Deus?
A Assembleia é um momento de escuta, avaliação, sobretudo de lideranças, junto com os bispos, os padres responsáveis pela ação evangelizadora das dioceses e participam coordenadores e coordenadoras diocesanos de várias pastorais e movimentos, ligados ao tema que será refletido. No caso, foi decidida a Assembleia para a cidade de Guarapuava.
Será na Casa de Líderes, Nossa Senhora de Guadalupe, iniciando hoje, sexta-feira, dia 20, às 17h30 horas com a santa missa. Ela se estenderá até domingo com o almoço. O tema que vai perpassar a Assembleia é espiritualidade de comunhão. Um tema refletido pelos bispos e pelos padres da ação evangelizadora e que decidiram trazer esse tema em vista da sinodalidade. Sinodalidade é comunhão, caminhar juntos, buscando participação em vista da missão. Então esse tema é muito atual.
Fonte: com o bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva.



