A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), uma organização que reúne seis igrejas cristãs para atuar na defesa dos direitos humanos, realizou sua 51ª Assembleia Geral, entre os dias 10 e 12 de junho, em Salvador (BA). Durante o encontro, foi eleita a nova diretoria, que escolheu o padre Marcus Barbosa Guimarães, como segundo secretário da entidade. O presbítero é, atualmente, assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Padre Marcus vai compor a nova diretoria liderada pela presbítera Anita Sue Wright Torres, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, eleita presidente. São os demais membros: o pastor Renato Küntzer, da Igreja Luterana, vice-presidente; Gilvaneide José dos Santos, da Aliança de Batistas, como primeira secretária; bispo João Câncio Peixoto Filho, da Igreja Anglicana, como primeiro tesoureiro; e a presbítera Eleni Rodrigues Mender Rangel, da Igreja Presbiteriana Independente, como segunda tesoureira.
Também foram eleitos membros do Conselho Fiscal, sendo a cristã leiga Maria Della Giustina, da diocese de Tubarão (SC), eleita conselheira suplente. Ela atua no trabalho ecumênico do Regional Sul 4 da CNBB.
A Igreja Católica também esteve representada na assembleia pelo diácono Luciano Lima Santana, da arquidiocese de Feira de Santana (BA), envolvido com o trabalho ecumênico no Regional Sul 3 da CNBB.
Fonte: CNBB.