A esperança é o centro do novo ciclo de catequeses que o Papa Francisco iniciou nesta quarta-feira, 18. As reflexões girarão em torno do tema “Jesus Cristo nossa esperança” no decorrer do Ano Santo que começa no próximo dia 24.
Francisco explicou aos fiéis presentes na Sala Paulo VI que a reflexão será dividida em partes, começando com a infância de Jesus, narrada pelos Evangelistas Mateus e Lucas. Ele ressaltou a importância da genealogia apresentada no Evangelho de Mateus, que inaugura o Novo Testamento, uma lista que demonstra “a verdade da história e da vida humana”, revelando uma narrativa rica em significado espiritual.
O Santo Padre destacou três elementos presentes na genealogia: um nome, que contém uma identidade e missão únicas; a pertença a uma família e povo; e a adesão de fé ao Deus de Israel.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
Uma particularidade do Evangelho de Mateus é a inclusão de cinco mulheres na genealogia de Jesus: Tamar, Raab, Rute, Betsabéia e Maria. Francisco enfatizou que, enquanto as primeiras quatro são estrangeiras, o que sinaliza a universalidade da missão de Cristo, Maria inaugura algo completamente novo.
“Maria marca um novo início, porque em sua história já não é a criatura humana a protagonista da geração, mas o próprio Deus. ‘Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo’ (Mt 1,16).”
Fonte: Canção Nova.


