CNBB lança álbum com músicas natalinas

“Vinde, adoremos!” é a utilização exclusiva do órgão, instrumento que, em suas várias nuances, oferece uma experiência sonora imersiva e profundamente espiritual.

“Vinde, adoremos!”, uma obra musical da CNBB. (Imagem: cartaz de divulgação).

29/11/2024 às 10:40

Compartilhe:

“Vinde, adoremos!”: O espírito do Natal ganha nova vida no álbum “Vinde, adoremos!”, uma obra musical organizada pela Edições CNBB que celebra o mistério do Advento e do Natal através de um repertório litúrgico cuidadosamente selecionado e artisticamente executado.

Gravado pelo Coro da arquidiocese de Campinas (SP) e pela Schola Cantorum do Pateo do Collegio, sob a regência do doutor Clayton Júnior Dias e acompanhado pelo talentoso organista Felipe Bernardo, este álbum é um convite a mergulhar na beleza da música sacra.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Composto por 16 peças que exploram diferentes texturas musicais, o álbum apresenta uma combinação única de cantos tradicionais e composições inéditas, todas extraídas do Hinário Litúrgico da CNBB. Cada faixa foi pensada para destacar a riqueza do repertório litúrgico brasileiro, trazendo uma nova roupagem a canções já conhecidas, enquanto também surpreende com obras originais.

Gravações à capela

Um dos grandes diferenciais de “Vinde, adoremos!” é a utilização exclusiva do órgão, instrumento que, em suas várias nuances, oferece uma experiência sonora imersiva e profundamente espiritual. O álbum também apresenta faixas gravadas à capela, em que a voz humana se torna o protagonista, ressaltando sua força como instrumento litúrgico essencial.

Outro ponto de destaque é o compromisso com a fidelidade histórica. Nas faixas “Ouve-se na terra um grito” e “Nasceu em Belém, a casa do pão”, ambas do pe. José Raimundo Galvão, as composições foram resgatadas tal como o compositor as concebeu, como uma forma de refletir o desejo original do autor. Este cuidado reflete o respeito pela tradição e pela autenticidade do canto litúrgico. Toda a seleção é composta por obras de autores brasileiros, destacando a força e a originalidade da cultura litúrgica do Brasil.