CNBB realiza Encontro Nacional sobre Proteção de Crianças e Pessoas Vulneráveis

O evento ocorre na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF) até esta quinta-fira, 5 de junho de 2025.

Encontro formativo sobre a proteção de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade (Foto: CNBB).

04/06/2025 às 10:40

Compartilhe:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza até quinta-feira, 5 de junho, um encontro formativo sobre a proteção de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento ocorre na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), e reúne representantes das Pastorais da Criança e do Menor, secretários executivos dos regionais e coordenadores de pastoral de todo o país.

Na terça-feira, 3 de junho, primeiro dia do encontro, os participantes discutiram documentos da Igreja que orientam a proteção de menores, como o Vox Estis Lux Mundi, que intitui normas para prevenir e combater os abusos sexuais contra menores e adultos vulneráveis. As palestras abordaram tanto a perspectiva eclesial da proteção, com dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, presidente da Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB, quanto a política de proteção na realidade brasileira.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Nesta quarta-feira, segundo dia, o foco será a legislação civil. O tema será conduzido pelo Dr. Hugo José Sarubbi Cysneiros de Oliveira, assessor jurídico-civil da CNBB, e sua equipe. Também estão previstas discussões em grupos temáticos sobre a criação de políticas de proteção, protocolos de atendimento e acompanhamento das vítimas.

Dom José Aparecido, bispo de Itumbiara (GO) e presidente da Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB, destacou que a Igreja deve ser um espaço seguro. Já a irmã Fátima de Moraes, da Comissão para a Proteção de Menores da Arquidiocese de Brasília, ressaltou a importância do apoio psicológico. A programação segue até amanhã (5).

Fonte: CNBB.