Cultura News

Encontro Regional de Presbíteros reuniu 140 padres de diversas dioceses do Paraná

Encontro Regional de Presbíteros do Paraná é marcado por momentos de estudo, oração e fraternidade presbiteral .

Encontro Regional de Presbíteros reuniu 140 padres de diversas dioceses do Paraná, Foto: Maurício Toczek

02/09/2024 às 10:40

Compartilhe:

A diocese de Apucarana (PR) foi a sede do Encontro Regional de Presbíteros do Paraná (CRP), que aconteceu nos dias 26 a 30 de agosto na cidade de Arapongas (PR). O encontro contou com a participação de 140 padres, vindos de diferentes dioceses do Paraná. A temática abordada foi: “Antropologia Integral e a crise da cultura atual: reflexões, consequências e encaminhamentos pastorais”, assessorada pelo padre Luís Henrique Eloy e Silva, do clero da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), reitor da PUC Minas.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Esse encontro é organizado anualmente pela Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) e aborda temas pertinentes à formação permanente do padre. O convite é aberto a todas as 18 arqui/dioceses do Regional e também às eparquias ucranianas, que podem enviar até 10 padres.

O bispo de União da Vitória (PR) e referencial para os presbíteros do Paraná, dom Walter Jorge Pinto participou de todo o encontro. O arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, e o bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira, participaram de alguns momentos do encontro, como a missa de abertura na noite de segunda-feira, 26 de agosto.

Sobre a relevância do encontro, dom Walter afirmou que a formação permanente faz parte do nosso itinerário vocacional do padre e ela é vivamente recomendado pela Igreja. “Aqui é um momento de formação permanente, no qual todo ano escolhemos um tema. São temas que ajudem na pastoral, na vida do presbítero, na espiritualidade dele, na sensibilidade dele diante dos problemas do mundo, na afetividade porque quanto mais integrado ele estiver, tanto mais ele será um bom pastor, e quanto mais também ele puder responder às questões do mundo atual, melhor será sua pastoral”, disse o bispo.

Fonte: Diopuava.