Igreja Católica do Sul do Brasil promove Pré-COP em Santa Catarina

O evento é promovido pelos regionais Sul 2, Sul 3 e Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Igreja Católica do Sul do Brasil promove Pré-COP em SC . (Imagem divulgação).

15/07/2025 às 15:40

Compartilhe:

Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), representantes da Igreja Católica dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reunirão em Governador Celso Ramos (SC), entre os dias 17 e 20 de julho, para a Pré-COP Sul. O evento, promovido pelos regionais Sul 2, Sul 3 e Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visa ampliar o diálogo sobre a emergência climática e articular ações concretas frente aos desafios socioambientais da atualidade.

Com o tema “Igreja rumo à COP30”, a iniciativa reunirá lideranças eclesiais, pastorais, organismos e movimentos sociais no Centro de Eventos e Formação da CNBB Sul 4 (CEAR). A proposta é aprofundar o papel da fé diante da crise climática, promover a conversão ecológica e fortalecer a incidência da Igreja no debate climático em nível local e global.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

A programação inclui painéis temáticos, momentos de espiritualidade, oficinas em grupos e a construção coletiva de uma Carta-Compromisso da macrorregião Sul com foco na mobilização para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará. Entre os destaques, estão os painéis sobre a urgência climática no atual contexto histórico e sobre o profetismo da Igreja diante da crise socioambiental. Haverá ainda espaços para apresentação de iniciativas locais, rodas de conversa por regionais e uma noite cultural.

O evento se inicia oficialmente na tarde da quinta-feira, 17 de julho, com a chegada dos participantes e um jantar de acolhida. A programação se estende até domingo, 20, quando será realizada uma plenária com os compromissos assumidos, a leitura da Carta-Compromisso e um gesto simbólico de envio.

Fonte: CNBB.