Guarapuava (PR) sediou no último fim de semana o II Encontro da Pastoral da Ecologia Integral, reunindo representantes de arquidioceses e dioceses do Regional Sul 2 da CNBB. O evento aconteceu no Centro de Formação Juan Diego. A abertura foi na tarde de sábado (5), com o tema “O pentecoste de esperança: o ano propício para uma conversão integral” com o Bispo referencial da Peisul 2, Dom Aparecido Donizete. Ele destacou que para as atitudes do ser humano mudarem, precisa-se pensar em Jesus Cristo. “Porque é Ele que nos chama a esta mudança no modo de pensar e de sentir e agir. Por isso, quando coloca uma conversão integral, aí nós estamos pensando aquilo que o Senhor já trazia também, que toca o meu eu, eu preciso também sair deste meu ego para pensar mais no outro, por isso que é fundamental essa mudança de mentalidade” – reforçou Dom Donizete.
Quanto às questões básicas do dia a dia, o religioso pede que todos tenham mais empatia e que pense no próximo: “é a preocupação com o outro, isso é fundamental. Por isso, fala-se como o seu integral, aí eu penso tanto no meu ser, mas no outro também, e depois essa compreensão que nós habitamos esta casa, que é obra de Deus, e Deus nos criou para vivermos uma vida, uma vida digna, uma vida em mudança. Tudo aquilo que de fato nós estamos percebendo como agressão à casa comum, acaba atingindo toda a vida e a vida no planeta. Por isso, supõe uma mudança no modo de pensar, por isso que se fala até uma conversão cultural, um modo de pensar, uma conversão política” – completou o bispo.
O segundo tema abordado foi feito pelo professor pós-doutor Telmo Pedro Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em política educacional, antropologia social, sociologia da religião e meio ambiente. Animador Laudato Si’, ele contribui ativamente para o debate e a mobilização em torno da Ecologia Integral. Além de falar sobre como difundir a ecologia integral nas bases, mediou o debate sobre as igrejas do Sul rumo a COP-30.
Em relação a campanha da fraternidade, prof. Telmo destacou que este período da quaresma é para a meditação. “Eu fiz questão de ressaltar no final, porque a igreja já utiliza a campanha da fraternidade nesse período, porque as pessoas estão mais suscetíveis a refletir sobre a realidade social ambiental. Hoje, as pessoas têm consciência da realidade ambiental. A desinformação é muito grande, o negacionismo é muito grande, mas a maioria das pessoas percebe o que está acontecendo” – explicou.
No domingo (6), algumas decisões foram tomada para fortalecer esse processo de igreja, conscientização e COP-30. Será promovida uma série de Pré-COPs em diferentes macrorregiões do país. Esses encontros formativos têm como objetivo capacitar lideranças eclesiais, fomentar a mobilização popular e aprofundar a reflexão sobre os impactos da crise climática nos territórios. A expectativa é que essa mobilização contribua para uma presença forte da Igreja na COP 30 e impulsione mudanças estruturais no modelo de desenvolvimento econômico e social.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
Serão cinco encontros de caráter formativo que visam oportunizar um aprofundamento, com as liderancas eclesiais, sobre o tema da crise climática, promovendo uma compreensão mais profunda sobre as mudanças do clima, suas consequências e implicações. Compreendemos que as Pré-COPs são fundamentais para, além de formar as lideranças aprofundando os documentos do Papa, garantir mobilização e incidência locais para transformações efetivas no cuidado com a Casa Comum, para além da COP 30.
Confira a agenda das pré-COPs:
* Pré-COP Norte: 25 e 26 de março de 2025 em Belém/PA
* Pré-COP Nordeste: 11 e 12 de julho de 2025 em Juazeiro/BA
* Pré-COP Sul: 18 a 20 de julho de 2025 em Governador Celso Ramos/SC
* Pré-COP Leste: 25 a 27 de julho de 2025 em Belo Horizonte/MG
* Pré-COP Centro-Oeste: 06 de agosto de 2025 em Bonito/MS



