Cultura News

Membros do Regional Sul 2 da CNBB participaram da reunião ampliada da CMOVIC em Brasília (DF)

O objetivo da reunião foi refletir sobre o Ano Jubilar, que será realizado em 2025, e planejar as atividades de toda a Comissão para o próximo ano.

Da esquerda: padre Sandro, padre Roberto, padre Emerson, dom João, irmã Regiane, padre Marcelo e diácono Márcio. Foto: Regional Sul 2.

12/09/2024 às 15:40

Compartilhe:

Entre os dias 9 e 12 de setembro, aconteceu em Brasília (DF), na casa Dom Luciano, a reunião ampliada da CMOVIC (Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada). Fazem parte desta comissão os seguintes organismos: CNP (Comissão Nacional de Presbíteros), CND (Comissão Nacional de Diáconos), Comissão dos Bispos Eméritos, OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), SAV-PV (Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional), Ordem das Virgens, CNISB (Comissão Nacional dos Institutos Seculares do Brasil) e Comissão Comunhão e Partilha.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

O objetivo da reunião foi refletir sobre o Ano Jubilar, que será realizado em 2025, e planejar as atividades de toda a Comissão para o próximo ano. Do Paraná, estiveram presentes: Dom João Carlos Seneme, bispo de Toledo e referencial para os diáconos permanentes; padre Emerson Detoni (CNP); padre Sandro Ferreira (OSIB); padre Roberto Cesar de Oliveira e padre Marcelo Ribeiro (SAV-PV), diácono Márcio Gardin (CND); e irmã Regiane de Fátima Kleina (CRB).

Segundo a Ir. Regiane, a participação na reunião foi uma oportunidade única. “Consegui perceber essa ação do Espírito, que é dinâmica, que sopra nas diferentes realidades, mas que como Igreja nos une nas diferenças. Refletindo sobre o Jubileu da Esperança, a partir de um olhar sinodal, ou seja, neste movimento de saída, de escuta, de caminhar juntos, nos faz ter esperança e confiar cada vez mais que o Senhor vê constantemente a necessidade do seu povo, ouve atentamente seu clamor e se abaixa para caminhar junto, mesmo diante de tantos desafios do tempo presente, e caminhar sem medo, porque Ele se faz presente em cada momento”, disse a religiosa.

Sobre a participação no encontro, padre Sandro, escreveu: “A reflexão, a partilha e a troca de experiências entre os diversos regionais da CNBB é uma riqueza dessas reuniões. Um dos temas foi a revisão do estatuto nacional das instituições em sintonia com o novo estatuto da CNBB e a revisão do documento 110 da CNBB que trata sobre as Diretrizes da formação presbiteral da Igreja no Brasil. Que Deus continue a despertar vocacionados e vocacionadas para o serviço do Reino de Deus”.

Fonte: Regional Sul 2.