O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 19, o pedido de renúncia apresentado por dom Aloísio Alberto Dilli ao governo pastoral da diocese de Santa Cruz do Sul (RS). O bispo completou 75 anos em 21 de junho do ano passado, a idade definida para que o bispo se torne emérito, deixando as funções de governo na Igreja particular. Sucederá a dom Dilli, o padre Itacir Brassiani, atualmente Superior Provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família.
Saudação ao novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul
Estimado irmão, monsenhor Itacir Brassiani, MSF,
Recebemos com alegria e esperança a notícia de sua nomeação como novo Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, nesta quarta-feira, 19 de junho.
A tarefa deste “Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul” ganha novo impulso com a nomeação de mais um Pastor segundo o coração de Deus para ensinar, santificar e reger o povo confiado, especialmente neste contexto tão exigente para o povo gaúcho, chamado a novamente erguer o Estado, com novas alternativas para o cuidado com a vida na Casa Comum.
Estimamos que suas experiências no âmbito pastoral, na formação dos jovens e na contribuição na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) possam ser sinais de grandes frutos do seu episcopado.
Sob a intercessão da Sagrada Família, rogamos a Deus um exitoso ministério.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB
Informações biográficas
Padre Itacir Brassiani é o segundo dos três filhos de Segundo Brassiani (in memoriam) e Gema Vêscovi Brassiani, e nasceu em Soledade (RS), distrito de São José do Herval, aos 28 de dezembro de 1959. Em 1962, sua família migrou para o oeste de Santa Catarina, estabelecendo-se no município de Anchieta e dedicando-se à agricultura familiar. Itacir foi agricultor até os 16 anos, depois comerciário. Em 1977, formou-se técnico em contabilidade, exercendo a profissão de auxiliar de contabilidade por dois anos. Em 1979, foi catequista de crisma, na Igreja matriz da paróquia Santa Lúcia, em Anchieta (SC).
Fonte: CNBB
