Nesta segunda-feira, 27, o Papa Francisco recebeu em audiência o presidente da República Dominicana, Luis Rodolfo Abinader Corona. A conversa, que durou 30 minutos, foi realizada no Palácio Apostólico do Vaticano. Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, o encontro foi cordial favorecendo um clima familiar devido à presença da esposa e das três filhas do presidente.
Colóquios na Secretaria de Estado
Após o encontro com o Santo Padre, o presidente Abinader se dirigiu à Secretaria de Estado, onde se encontrou com o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, acompanhado pelo dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais.
Durante as “conversas cordiais”, segundo o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, foi expressa a satisfação pelas boas relações bilaterais e o desejo de fortalecê-las ainda mais. Em seguida, abordaram a valiosa contribuição que a Igreja oferece ao país, especialmente no campo da educação, bem como na área da caridade. Na continuação da conversa, informa ainda a nota do Vaticano, foram abordados alguns temas de interesse mútuo, como a migração e a situação regional, renovando o compromisso recíproco de promover o bem comum do povo dominicano.
A troca de presentes
No momento da tradicional troca de presentes, o Papa ofereceu ao Chefe de Estado uma obra de bronze intitulada Amor Social, representando uma criança ajudando outra a se levantar, com a inscrição “Amar Ajudar”, juntamente com volumes de documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV. Por sua vez, Abinader deu ao Papa um rosário feito de prata e pedras semipreciosas da República Dominicana.
Fonte: Canção Nova