Uma das devoções Marianas mais conhecidas no mundo, Nossa Senhora de Fátima é celebrada neste 13 de maio. Em meio ao caos da Primeira Guerra, o então papa Bento XV pediu orações pedindo paz. Exatamente oito dias depois, em 13 de maio de 1917, três crianças — Lúcia, Francisco e Jacinta — afirmaram ter visto a imagem de uma “Senhora mais brilhante que o sol” em um campo aberto chamado Cova da Iria, na pequena vila de Fátima, Portugal.
Nossa Senhora prometeu às crianças que faria um milagre para que todos acreditassem. Isso aconteceu em 13 de outubro de 1917, e uma multidão de cerca de 70 mil pessoas testemunhou o chamado “Milagre do Sol”, onde o astro teria “dançado” no céu em movimentos inesperados e cores vibrantes.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
As próprias famílias das crianças duvidaram das aparições, e em agosto de 1917, os três chegaram a ser presos pelas autoridades locais. A mensagem passada pelas crianças tocou o mundo inteiro. Com o passar dos anos, papas visitaram o local, o santuário de Fátima foi ampliado e milhões de peregrinos passaram a visitar a cidade portuguesa todos os anos.
Guarapuava
A paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Primavera, está vivenciando esta terça-feira(13), o 5º dia da novena com o tema “Fé: o Senhor fortalece nossos passos”. Será às 19h30, missa especial celebrada pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva. Haverá uma bênção para as crianças e a tradicional coroação de Nossa Senhora, gesto simbólico que expressa o amor e a reverência do povo católico à Mãe de Deus.
A programação festiva da paróquia começa hoje (13) a noite e segue até o próximo domingo, 18 de maio, com as tradicionais barraquinhas com comidas típicas, promovendo um ambiente de confraternização e solidariedade.



