A Quaresma de São Miguel tem início nesta quinta-feira, 15, na Festa da Assunção de Nossa Senhora, e terminará no dia 29 de setembro, na Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Serão 40 dias de oração em que os fiéis colocam suas intenções particulares sob os cuidados do poderoso arcanjo São Miguel.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
A internet tem sido um meio de comunicação utilizado por diversos padres, catequistas e institutos religiosos para divulgar práticas oracionais, pregações e formações sobre a fé e a doutrina católica. Um exemplo marcante, neste tipo de evangelização, são os 40 dias com São Miguel Arcanjo, conduzidos pelo frei Gilson, da Ordem dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo.
Durante os 40 dias que antecedem a festa dos arcanjos, o frei reza o rosário diante do Santíssimo Sacramento às 4h da manhã, com transmissão ao vivo pelas suas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube.
Origem da Quaresma de São Miguel Arcanjo
A palavra quaresma tem origem no latim e significa quarenta dias. Ela remete aos quarenta dias em que Jesus permaneceu no deserto sofrendo as tentações antes de sua Paixão na Cruz, portanto, é um período de preparação e provações. Na Bíblia Sagrada, o número 40 também é referenciado em outras passagens, sempre significando um período de expectativa.
A Quaresma de São Miguel Arcanjo é uma prática devocional iniciada por São Francisco de Assis, na Idade Média, quando ele dedicava orações especialmente a São Miguel nos quarenta dias que antecedem a sua festa. Portanto, durante este período, os fiéis se comprometem a rezar a ladainha e a consagração a São Miguel Arcanjo, a fazer penitências e procurar o sacramento da reconciliação (confissão). É indicado também fazer as orações com uma vela acesa diante de uma imagem ou estampa do arcanjo.
Fonte: com Canção Nova.