Em 16 de julho de 1899, há 125 anos, padre Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão de voz e de música por ondas de rádio no mundo. O feito ocorreu em São Paulo, diante de autoridades e com cobertura da imprensa, conforme documentação reunida pelo jornalista Hamilton Almeida, biógrafo oficial do padre gaúcho. Em 2022, Almeida conta que o pedido de padre Landell foi para que o Hino Nacional fosse tocado na inédita demonstração pública de transmissão de rádio.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
O sacerdote faleceu, em 30 de julho de 1928, como pároco da Igreja do Rosário, em Porto Alegre. Segundo a sobrinha-neta do presbítero, Lúcia Maria Landell de Moura, além de ser um genial cientista, seu tio-avô era um sacerdote muito piedoso e muito sensível aos mais carentes (pobres, idosos e ex-escravos). Ele exaltava o valor das mulheres como mães, esposas e filhas, conta.
Devoção a Nossa Senhora Aparecida
Sempre muito devoto de Nossa Senhora Aparecida, no mês de maio, padre Landell costumava pedir em suas homilias para que o Papa aceitasse a pequena imagem da “Mãe morena Aparecida”, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul (SP), em 1717, como a única e verdadeira Padroeira do Brasil. “O que logo ocorreu, dois anos após sua morte em 1928”, frisa Lúcia.
Fonte: Canção Nova.