O Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abriu nesta segunda-feira (1º/09) as inscrições para o programa de Residência Técnica em Engenharia e Gestão Ambiental. São 383 vagas para diferentes áreas de atuação em 21 municípios do Paraná. A seleção será feita por meio de prova objetiva com 30 questões. Os aprovados terão direito a uma bolsa-auxílio mensal de R$ 3.040,00, além do vale-transporte.
O programa está em sua 6ª edição e tem duração de 24 meses. Além das atividades práticas, o programa oferece também curso de pós-graduação Lato Sensu, gratuito e de forma remota, pela UEPG. As inscrições vão até 15 de setembro. A taxa é de R$ 150. Para mais informações acesse o EDITAL. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Diretor administrativo e financeiro do IAT, Eder Rogério Stela explica que para participar do processo seletivo é preciso que o candidato tenha terminado o curso de graduação a no máximo 36 meses, já que o programa é voltado para recém-graduados que desejam se especializar em áreas como gestão ambiental, planejamento territorial, licenciamento, fiscalização e outorga, entre outras.
Segundo ele, os residentes serão designados para atividades de apoio aos servidores efetivos do Estado. “Por exemplo, na questão de licenciamento de uma indústria química ou de um posto de combustível, o residente vai junto para fazer a vistoria e pode auxiliar na elaboração do laudo. É um apoio na prática. Ou seja, ele aprende praticando os ensinamentos que trouxe da universidade”, diz o diretor.
Ainda de acordo com Eder, o programa visa complementar a teoria aprendida no curso de especialização oferecido pela UEPG. “Os residentes vão continuar os estudos, mas aplicando na prática tudo o que aprenderam na graduação e o que estão aprendendo na pós-graduação”, afirma.
Além do IAT, de acordo com o edital, esta edição da Restec em Engenharia e Gestão Ambiental conta com vagas para os núcleos regionais da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) nas seguintes cidades: Curitiba; Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná; Guarapuava, no Centro-Sul; Jacarezinho, no Norte Pioneiro; Loanda e Umuarama, no Noroeste; Londrina, no Norte; Pitanga, na região Central do Estado; Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



